Operação Verão do MetrôRio começa neste fim de semana

Haverá reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além de maior oferta de trens e ação para redobrar as orientações sobre o uso obrigatório de máscaras

O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, inicia neste sábado (05/12) a Operação Verão com reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além de aumento na oferta de trens nos dias e horários com mais buscas pelos serviços da concessionária. O planejamento funcionará durante todo o período mais quente do ano. Os horários, no entanto, serão mantidos: aos sábados, das 5h até meia-noite, e aos domingos e feriados, das 7h às 23h. Como já acontece normalmente nos fins de semana, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio.

A empresa também reforçou as ações de fiscalização e orientação quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras dentro do sistema, iniciativa adotada desde o início da pandemia. Além dos avisos sonoros e placas informativas nas estações e nos trens, haverá colaboradores com megafone próximo às catracas de algumas estações e plataformas para conscientizar os clientes sobre a importância da proteção facial para diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus. A fiscalização é realizada nas estações e dentro dos trens por agentes de segurança.

Os técnicos do MetrôRio também já intensificaram a revisão dos sistemas de ar-condicionado das composições com objetivo de garantir o conforto dos clientes em dias de temperatura elevada. Além disso, os equipamentos de refrigeração passam por inspeções diárias e, caso seja constatada alguma irregularidade, o carro é encaminhado imediatamente ao Centro de Manutenção.

A concessionária ressalta ainda as recomendações sobre a higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento entre as pessoas e lembra que segue, desde março, rigorosos protocolos de sanitização de todas as composições e das 41 estações do sistema.

Regras para embarque

Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas devem ser transportadas no último carro da composição. O mesmo acontece com as pranchas, que devem ser transportadas dentro de capa apropriada. Lembrando que clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição.

Já quanto ao transporte de grandes volumes, o tamanho limite nos trens e estações é de 40 cm de largura e 45 cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo nem caixas de isopor. Também não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho, além de ingerir bebida alcoólica.

Cartão Giro e pagamento por aproximação

O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seu cartão Giro com antecedência, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.

Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação