Biomédico Dr Daniel Dias Machado afirma que estamos na década da irresponsabilidade e falta de ética na saúde

A princípio, as acusações contra o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra, não são denúncias isoladas, alerta o biomédico Daniel Dias Machado.

De antemão, o biomédico Daniel Dias Machado informou a redação, que o estado do Rio de Janeiro tem um estupro em ambiente clínico ou hospitalar a cada 14 dias. Ou seja, o biomédico alerta, com base em dados do Instituto de Segurança Pública, que entre 2015 e 2021 foram 177 denúncias. Neste ínterim equivale a uma média de uma pessoa abusada em uma unidade de saúde a cada duas semanas.  

Antes de tudo, reforça o Dr Daniel Dias Machado, o maior número de ocorrências foi registrado na capital do Rio de Janeiro, com 80 casos do gênero, ou 45,2% do total. Além disso informou o biomédico, que na cidade onde o anestesista Giovanni Quintella Bezerra foi preso, foram registradas 11 denúncias.  

Estupro de Vulnerável

Sobretudo, o levantamento do biomédico também indica que mais da metade das ocorrências, um total de 90 casos, dizem respeito a estupros de vulnerável. Em outras palavras, tipificação prevista nos casos em que a vítima não tem necessário discernimento para a prática do ato sexual ou não é capaz de oferecer resistência.

A década da Irresponsabilidade

Antes de mais nada, alertou o biomédico Dr Daniel Dias Machado. Estamos em um cenário de demanda crescente por procedimentos clínicos e hospitalares pós crise sanitária. Em outras palavras, um mercado fértil a oportunistas e profissionais irresponsáveis. Juntamente com esta realidade, deparamo-nos com a falta de ética de inúmeros profissionais da saúde, os quais travestem-se em super heróis midiáticos, e esquecem do caráter social e fundamental da saúde.

Giovanni Quintella Bezerra
Foto: Divulgação/Reprodução

A final, o caso do anestesista Giovanni Quintella Bezerra não é um caso isolado. Ou seja, resultado da condição social do atual profissional da saúde. 

Leia mais Dr Daniel Dias Machado: Biomédico selecionado por hospital Italiano