InícioOpiniãoO presidente Lula se excede nas críticas aos governos passados

O presidente Lula se excede nas críticas aos governos passados

O país paga pela qualidade sofrível de seus políticos. Temos dois irremediáveis: um medicava cloroquina/ivermectina e tripudiava a ciência; o outro, atual, condena, de forma quixotesca, a autonomia do BC, a privatização da Eletrobras, as novas regras trabalhistas, etc.

Publicado em

Lula continua o mesmo sindicalista falastrão. Devia se preocupar em começar a governar e não olhar enviesado as gestões anteriores, bem como as medidas positivas, como a autonomia do Banco Central, as novas regras trabalhistas, etc.   

O país paga pela qualidade sofrível de seus políticos. Temos dois irremediáveis: um medicava cloroquina/ivermectina e tripudiava a ciência; o outro, atual, condena, de forma quixotesca, a autonomia do BC, a privatização da Eletrobras, as novas regras trabalhistas, etc. Assim, o país vive uma encruzilhada: se ficar com Lula, o bicho pega, se ficar com Bolsonaro, o bicho come. 

A independência do BC foi instituída justamente para o órgão não sofrer interferência de políticas governamentais, como Lula deseja. As decisões do BC são técnicas e não políticas, e isso não agrada ao PT. Querem o quê? Que o BC mascare a realidade brasileira e forneça uma Selic que agrade ao governo? 

Lula já iniciou o governo convencendo o Congresso a aprovar a PEC do desmonte, que prevê a expansão do teto de gastos, ou seja, uma artimanha engendrada para desrespeitar as regras fiscais constitucionais. 

Advertisement

Condena-se a gestão do governo passado, mas não se pode aceitar a reencarnação dos procedimentos que o PT deixou plantado e que só enxovalharam a nação: Mensalão, Lava Jato, etc. e que levaram, por exemplo, o presidente Lula à prisão. Com manifestações estapafúrdias contra o BC, o governo não corrige a sua velha forma de agir. 

Que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi um governante incompetente, autocrata e negacionista, responsável pela morte de muita gente no auge da pandemia, o mundo sabe. Mas não se pode aceitar, por exemplo, que o ex-presidente Michel Temer tenha sido um dirigente golpista, porque a legalidade de seu governo foi respaldada pelos tribunais TSE e STF. 

A persistência do novo governo e representantes do PT com os insultos de golpistas exige responsabilizar, na forma da lei, quem indevidamente faz acusações levianas. Diferentemente, os aloprados seguidores de Bolsonaro, que envergonharam a nação ofendendo com prejuízos materiais os Três Poderes, podem ser considerados golpistas por não reconhecer o resultado legítimo das eleições presidenciais. 

É um exagero inaceitável o presidente Lula bradar que o Brasil está devastado pela fome. A fome existe, em alta escala, desde os governos petistas e jamais foi combatida com medidas positivas de longo prazo. 

“O Brasil tem hoje 33 milhões de pessoas a passar fome. Isso significa que quase tudo o que fizemos para benefício social no meu país, em treze anos de governo, foi destruído em seis ou sete anos, três anos do líder golpista Michel Temer, e quatro de Jair Bolsonaro”, disse Lula durante a sua visita ao Uruguai. 

Nenhum presidente da República teve até hoje como meta prioritária erradicar a fome, a pobreza extrema do país. Todos só enganam a nação com promessa de fazer e depois encerram o mandato sem apresentar resultados positivos na vida de milhões de descamisados, que continuam a comer o pão que o diabo amassou. 

O quadro degradante de Roraima, onde indígenas Yanomami, desnutridos e doentes, comovem qualquer vivente, também existe, há muito tempo, em todo o quadrante nacional, à vista de políticos, prefeitos, governadores e presidentes da República. Todos os ex-presidentes da República, inclusive o presidente Lula, são responsáveis pelo estado contínuo de miséria crônica do povo sofrido brasileiro. 

O discurso de crítica ao governo passado é procedente, mas não se pode esquecer que o PT, em mais de treze anos de governo, deixou o país à beira da bancarrota, com mais de treze milhões de desempregados, empresas quebradas, inflação alta, descredito na comunidade financeira internacional e a Petrobras saqueada. 

Antes de o BNDES financiar governos estrangeiros, deveria se voltar para financiar, internamente, obras de infraestrutura básica em muitas cidades, onde o esgoto ainda corre a céu aberto. Logo, não pode ser considerado sério um governo que promete socorrer nações como Argentina, Venezuela, Cuba, etc., quando 33 milhões de pessoas passam fome, o desemprego é elevado, falta moradia, o sistema público de saúde não atende com dignidade a todos, a escola pública é deficiente e a falta de segurança pública é uma vergonha

Júlio César Cardoso
Júlio César Cardosohttp://diariocarioca.com/
Bacharel em Direito e servidor federal aposentado. Balneário Camboriú-Santa Catarina

Últimas Notícias

Meu caro amigo, me perdoe por favor

Vai ver todo esse pessoal são as amizades que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tanto falava para evitar...

Carioca Shopping promove Arraiá Carioca 

A partir do dia 23, em dois finais de semana, o evento vai reunir as melhores atrações em uma grande festa junina

Festa junina do Bangu Shopping promete agitar Zona Oeste do Rio

Com comidas típicas, quadrilhas e forró pé de serra, evento apresenta o melhor da festa junina durante fim de semana

Arraiá do Mãe Joana: atrações temáticas durante 2 meses em Botafogo

O Arraiá do Mãe Joana já começou e só termina em agosto! Durante os...
Betsul
Mega Loterias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAis do Autor

Ministério do Meio Ambiente versus Petrobras

Enquanto o mundo procura fontes de energia renovável, o Brasil, na contramão, continua apostando na energia fóssil, cujos efeitos danosos ao meio ambiente são conhecidos.

Internet: regular não é censurar  

Foi instalada, quinta-feira (11), na Câmara Federal, a chamada “subcomissão especial para combate à censura”. Confira os membros da subcomissão:

Lula propõe erradicar a fome

A fome, no Brasil, como os demais problemas sociais, jamais foi combatida com eficácia pelos governos petistas e demais governos

- A word from our sponsors -

spot_img

Meu caro amigo, me perdoe por favor

Vai ver todo esse pessoal são as amizades que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tanto falava para evitar...

Carioca Shopping promove Arraiá Carioca 

A partir do dia 23, em dois finais de semana, o evento vai reunir as melhores atrações em uma grande festa junina

Festa junina do Bangu Shopping promete agitar Zona Oeste do Rio

Com comidas típicas, quadrilhas e forró pé de serra, evento apresenta o melhor da festa junina durante fim de semana

Arraiá do Mãe Joana: atrações temáticas durante 2 meses em Botafogo

O Arraiá do Mãe Joana já começou e só termina em agosto! Durante os meses de junho e julho, a casa vai estar com decoração temática e com atrações diárias, com brincadeiras, promoções especiais e comidas e bebidas típicas:Salsichão - $15(Farofa + vinagrete)Milho verde - $10(Manteiga de...

Queda no desmatamento da Amazônia é alento, mas situação do Cerrado preocupa

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) vê com alento a redução no desmatamento na Amazônia, de 31% entre janeiro e maio deste ano, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

Beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os medicamentos do Farmácia Popular

Governo Federal retoma o programa com expansão da oferta gratuita de medicamentos e credenciamento de novas unidades em 811 municípios de maior vulnerabilidade. Agora, contraceptivos e tratamentos para osteoporose também serão gratuitos a toda população

Inflação cai para 0,23% em maio e Brasil tem o menor acumulado no ano desde 2020

País registra queda de preços no setor de transportes e artigos para residência. Índice despenca na alimentação. Variação no INPC também desacelera em maio