InícioOpiniãoA farra do empreguismo público continua nos Tribunais de Contas

A farra do empreguismo público continua nos Tribunais de Contas

Publicado em

Lamentavelmente, o país é desmoralizado por seus próprios legisladores, os quais, como agentes públicos, negligenciam o seu dever de exigir o cumprimento de ações éticas e morais na área pública.


Há tanta coisa que precisa ser corrigida em nossa Constituição, objetivando moralizar o exercício da função pública, e não se ver, por exemplo, nenhuma proposta para corrigir o processo de preenchimento de cargos nos Tribunais de Contas.


Sabemos que os membros dos Tribunais de Contas, denominados como Ministros, no âmbito do Tribunal de Contas da União, e Conselheiros, nos Tribunais de Contas Estaduais, são escolhidos pelo chefe do Poder Executivo e pelo Poder Legislativo do ente da federação respectivo. Mas esse critério de escolha precisa ser revisto.


Está na mídia: “A advogada Daniela Barbalho, mulher do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi escolhida pela Assembleia Legislativa como nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado”. No cargo, a primeira-dama terá direito a salário de mais de R$ 35 mil brutos, além de estabilidade e aposentadoria.

Advertisement


O caso do Pará se soma a outros Tribunais de Contas, que tiveram indicação de políticos, ex-políticos, pessoas próximas a governadores e ex-governadores. Três ministros de Lula que deixaram os Executivos estaduais emplacaram suas esposas em Tribunais de Contas. O último caso foi Rui Costa (PT), que teve a mulher aprovada para o Tribunal de Contas da Bahia. No Piauí, Rejane Dias, ex-deputada federal e esposa do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), foi eleita para o Tribunal de Contas. Há um ano, o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, emplacou a então primeira-dama Marília Góes para o cargo, quando ainda era governador do Amapá.


A farra do empreguismo, nos Tribunais de Contas, é o retrato desbotado do país contaminado pela corja política que não deseja rever os vícios constitucionais.

Os quadros dos Tribunais de Contas do país estão transformados em refúgio de oportunistas em busca do emprego fácil, bem remunerado e aposentadoria polpuda garantida.


Todos os membros dos tribunais de contas, inclusive ministros, deveriam ser elementos concursados e pertencentes aos quadros dos tribunais. Pois é uma vergonha e um escárnio a milhões de desempregados – que não tiveram a sorte de ser político ou ter padrinho político – presenciar a distribuição imoral de emprego público no Brasil.


Aliás, os Tribunais de Contas deveriam ser exercidos exclusivamente por auditores concursados, em respeito aos princípios de impessoalidade, moralidade e eficiência.


Assim, em observância ao art. 37 da Constituição Federal, que trata dos princípios orientadores da administração pública, carece de correção o art. 73 da Carta Magna, para impedir que elementos não concursados possam ter assento como membros dos Tribunais de Contas do país

Júlio César Cardoso
Júlio César Cardosohttp://diariocarioca.com/
Bacharel em Direito e servidor federal aposentado. Balneário Camboriú-Santa Catarina

Últimas Notícias

Meu caro amigo, me perdoe por favor

Vai ver todo esse pessoal são as amizades que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tanto falava para evitar...

Carioca Shopping promove Arraiá Carioca 

A partir do dia 23, em dois finais de semana, o evento vai reunir as melhores atrações em uma grande festa junina

Festa junina do Bangu Shopping promete agitar Zona Oeste do Rio

Com comidas típicas, quadrilhas e forró pé de serra, evento apresenta o melhor da festa junina durante fim de semana

Arraiá do Mãe Joana: atrações temáticas durante 2 meses em Botafogo

O Arraiá do Mãe Joana já começou e só termina em agosto! Durante os...
Betsul
Mega Loterias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAis do Autor

Ministério do Meio Ambiente versus Petrobras

Enquanto o mundo procura fontes de energia renovável, o Brasil, na contramão, continua apostando na energia fóssil, cujos efeitos danosos ao meio ambiente são conhecidos.

Internet: regular não é censurar  

Foi instalada, quinta-feira (11), na Câmara Federal, a chamada “subcomissão especial para combate à censura”. Confira os membros da subcomissão:

Lula propõe erradicar a fome

A fome, no Brasil, como os demais problemas sociais, jamais foi combatida com eficácia pelos governos petistas e demais governos

- A word from our sponsors -

spot_img

Meu caro amigo, me perdoe por favor

Vai ver todo esse pessoal são as amizades que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tanto falava para evitar...

Carioca Shopping promove Arraiá Carioca 

A partir do dia 23, em dois finais de semana, o evento vai reunir as melhores atrações em uma grande festa junina

Festa junina do Bangu Shopping promete agitar Zona Oeste do Rio

Com comidas típicas, quadrilhas e forró pé de serra, evento apresenta o melhor da festa junina durante fim de semana

Arraiá do Mãe Joana: atrações temáticas durante 2 meses em Botafogo

O Arraiá do Mãe Joana já começou e só termina em agosto! Durante os meses de junho e julho, a casa vai estar com decoração temática e com atrações diárias, com brincadeiras, promoções especiais e comidas e bebidas típicas:Salsichão - $15(Farofa + vinagrete)Milho verde - $10(Manteiga de...

Queda no desmatamento da Amazônia é alento, mas situação do Cerrado preocupa

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) vê com alento a redução no desmatamento na Amazônia, de 31% entre janeiro e maio deste ano, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

Beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os medicamentos do Farmácia Popular

Governo Federal retoma o programa com expansão da oferta gratuita de medicamentos e credenciamento de novas unidades em 811 municípios de maior vulnerabilidade. Agora, contraceptivos e tratamentos para osteoporose também serão gratuitos a toda população

Inflação cai para 0,23% em maio e Brasil tem o menor acumulado no ano desde 2020

País registra queda de preços no setor de transportes e artigos para residência. Índice despenca na alimentação. Variação no INPC também desacelera em maio