Orquestra Tubônica do Projeto Som+Eu é uma das atrações da Virada Sustentável

A Orquestra Tubônica, do Projeto Som + Eu, se apresenta no próximo dia 10 de junho no palco montado no Parque das Figueiras, na Lagoa Rodrigo de Freiras, durante o evento ‘Virada Sustentável’. A Orquestra Tubônica é formada por crianças e adolescentes que se apresentam com instrumentos produzidos a partir de tubos e galões de plástico, vidro ou de material alternativo que seria descartado.

Há um ano o Projeto Som+Eu, através do patrocínio da Braskem, montou a Orquestra “Tubônica”, unindo música e sustentabilidade. Flautas de tubo de PVC, instrumentos de sopro feitos com garrafas de vidro, chinelofone – em que tubos e chinelos emitem belos sons, violino e instrumentos de percussão de plásticos são alguns dos instrumentos utilizados pelas crianças e jovens do projeto. O objetivo é conscientizar os jovens sobre a reciclagem e o reaproveitamento de materiais que virariam lixo e possibilitar o acesso aos instrumentos.

Para que fosse possível realizar mais essa ação, foi necessário ensinar a técnica de montagem desses instrumentos alternativos. O projeto realizou oficinas de criação de instrumentos em PVC com os alunos. Ciro Kastrup e Marco Arruda, do grupo Ciclo Natural, ensinaram a criar saxofone de tubo, flauta pan, chinelofone, pife, cortina de chaves, violão de ralo, entre outros. E um intercâmbio com o Projeto Neojiba, que faz um trabalho consistente na Bahia, promoveu a troca de tecnologia com instrumentos de plástico.

O Som+Eu é um projeto social de educação musical voltado para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 19 anos, do Rio de Janeiro. Possui uma unidade no Morro da Providência, outra em Campos Elíseos, Duque de Caxias, e a mais nova, inaugurada em março no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio.

O Projeto Som + Eu idealizado pela Associação Cultural Amigos da Providência – Organização sem Fins Lucrativos – foi criado em 2011 com a missão de promover a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias. Desde então já beneficiou mais de 3.000 alunos, com aulas gratuitas de música e formação de grupos e orquestras.

Além da Orquestra Tubônica, o Projeto Som+Eu possui a Orquestra Sinfônica Som+Eu, Orquestra Juvenil, Orquestra de Cordas, Grupo de Sopro, Flauta Doce, Percussão e Canto Coral.

Serviço:

Apresentação Orquestra Tubônica na Virada Sustentável

Data: 10 de junho às 13h30

Local: Parque das Figueiras | Palco

Avenida Borges de Medeiros, 1426 – Lagoa Rodrigo de Freitas – RJ

Entrada Franca