Orson Welles, Billy Wilder e Stanley Kubrick. Período clássico do cinema noir ganha especial no Telecine Cult


Influenciado pelo expressionismo alemão, o subgênero cinematográfico denominado film noir – termo usado pela primeira vez nas palavras do crítico de cinema francês Nino Frank, em 1946 – trouxe histórias policiais cercadas de suspense em narrativas não lineares e com imagens realçadas pelo alto contraste entre o preto e o branco. A estética inspirou diretores como Orson Welles, Billy Wilder e Stanley Kubrick, entre as décadas de 40 e 50, e posteriormente Alfred Hitchcock, Ridley Scott, Quentin Tarantino e os irmãos Coen. No domingo (21), o Festival 125 Anos de Cinema exibe filmes do período clássico do cinema noir no Cult; conteúdo que pode ser acessado a qualquer hora na plataforma de streaming do Telecine.

Destaque para O Estranho (1946) escrito, dirigido e estrelado por Orson Welles, que recebeu um indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original; O Grande Golpe de Stanley Kubrick, que serviu de inspiração para Cães de Alugueldébut de Tarantino em 1992; e Crepúsculo dos Deuses de Billy Wilder, que traz William Holden no papel do roteirista Joe Gillis e Gloria Swanson na pele da decadente atriz Norma Desmond. O filme foi indicado a 11 categorias do Oscar e venceu a de Melhor Roteiro Original, Direção de Arte e Trilha Sonora. Além do Globo de Ouro de Melhor Filme, Wilder levou o de Melhor Diretor e Swanson de Melhor Atriz.

DOMINGO (21)

Festival 125 Anos De Cinema: Film Noir

Vive-se Uma Só Vez

No Telecine Cult, dia 21, às 13h30

Após passar um bom tempo na cadeia, Eddie Taylor tenta reconstruir a vida com a namorada Joan como funcionário da Defensoria Pública. Quando se depara com o preconceito e as dificuldades da vida, seu passado violento começa a ressurgir. Dirigido por Fritz Lang.

Direção: Fritz Lang

Elenco: Henry Fonda, Sylvia Sidney, Barton Maclane

Alemanha. 1937. Drama. 86 min.

Um Retrato De Mulher

No Telecine Cult, dia 21, às 15h05

O professor Richard Wanley conhece Alice Reed, mulher retratada numa linda obra de arte. Eles iniciam uma conversa e ela o convida para ir ao seu apartamento para ver outros retratos. Percebendo as verdadeiras intenções do professor, um homem resolve protegê-la e acaba morto. Agora, o professor é o principal suspeito. Dirigido por Fritz Lang e indicado ao Oscar de Trilha Sonora.

Direção: Fritz Lang

Elenco: Edward G. Robinson, Joan Bennett, Raymond Massey

Alemanha. 1944. Drama. 99 min.

O Estranho (1946)

No Telecine Cult, dia 21, às 16h55

Charles Rankin, um ex-chefe de campo de concentração nazista, vive sob a identidade de um correto professor universitário em uma pequena cidade. Ele deve tomar cuidado, pois toda a verdade está para vir à tona. Dirigido por Orson Welles e indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

Direção: Orson Welles

Elenco: Edward G. Robinson, Loretta Young, Orson Welles

EUA. 1946. Suspense. 95 min.

O Grande Golpe (1956)

No Telecine Cult, dia 21, às 18h40

Johnny é um ladrão que acaba de ser solto de Alcatraz após ter passado cinco anos preso. Agora, ele vai se casar e pretende levar uma vida mais calma. Porém, antes, planeja seu último golpe: um assalto a uma pista de corrida. No entanto, a intervenção de uma pessoa pode pôr tudo a perder. Dirigido por Stanley Kubrick e indicado ao BAFTA de Melhor Filme.

Direção: Stanley Kubrick

Elenco: Sterling Hayden, Coleen Gray, Vince Edwards

EUA. 1956. Drama. 84 min.

A Marca Da Maldade

No Telecine Cult, dia 21, às 20h15

Após a explosão de um carro na fronteira dos Estados Unidos com o México, uma investigação coloca frente a frente o chefe de polícia mexicano Ramon Vargas e o corrupto detetive americano Hank Quinlan.

Direção: Orson Welles

Elenco: Charlton Heston, Orson Welles, Janet Leigh, Barbara Harris

EUA. 1958. Suspense. 95 min.

Crepúsculo dos Deuses

No Telecine Cult, dia 21, às 22h

Com a carreira indo mal, o roteirista Joe Gillis refugia-se na casa de Norma Desmond, uma antiga estrela do cinema mudo. Endividado, ele aceita trabalhar para ela ajudando-a em sua volta às telonas. Mas o comportamento fantasioso e conturbado da atriz faz a situação sair do controle completamente.

Direção: Billy Wilder

Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich Von Stroheim

EUA. 1950. Drama. 110 min.

Pacto de Sangue

No Telecine Cult, dia 21, à 00h

Apaixonado pela sedutora e misteriosa Phyllis Dietrickson, o vendedor de seguros Walter Neff é manipulado a forjar um acidente que mate o marido da mulher para que ela receba o dinheiro do seguro em dobro. Certo de que cometeram o crime perfeito, Walter não percebe que um investigador da seguradora está cada vez mais próximo da verdade. Dirigido por Billy Wilder e indicado a sete Oscars, incluindo os de Melhor Roteiro e Melhor Diretor.

Direção: Billy Wilder

Elenco: Fred Macmurray, Barbara Stanwyck, Edward G. Robinson

EUA. 1944. Suspense. 107 min.