Os figurinistas de 'Dune' Jacqueline West e Bob Morgan falam sobre seu empreendimento épico

O trabalho dos figurinistas de “Dune” Jacqueline West e Bob Morgan chamou a atenção de escritores de moda e também de fãs de cinema. Foi um empreendimento épico para os figurinistas veteranos. “Bem, nós trabalhamos juntas muitas vezes e quando isso surgiu – quando era tão grande – ela disse, ‘você colaboraria comigo?’ E eu disse, ‘claro’. Eu adoro ela. Somos amigos queridos há muitos anos e amamos o projeto ”, diz Morgan. Ambos são grandes fãs dos romances de Frank L. Herbert, e metodicamente quebraram os três mundos principais do épico de Arrakis, Caladan e Giedi Prime, “que eram três tipos de lugares diametralmente opostos em seu clima, e então as pessoas que os habitavam, o que significava três exércitos, três coisas diferentes que tínhamos que fazer ”, acrescenta. “Dune” faz uma reverência em 3 de setembro no Festival de Cinema de Veneza.

Qual foi o seu ponto de partida para os figurinos?

Oeste : Foi o livro. Tem tudo: misticismo, ecologia, política, religião, filosofia, história, evolução, poesia, tão complexo e tão multifacetado. Comecei conversando com Denis , que realmente tinha essa ideia sobre o filme quando entrei. Ele não queria fazer um filme sobre naves espaciais, você sabe, olhando o que você vê em tantos filmes de ficção científica e videogames, mas ele queria fazer um filme medieval futurista.

Como os três mundos ditaram as fantasias?

Morgan: Caladan é um lugar muito rico, exuberante e úmido e as cores influenciaram as cores que usamos e a riqueza do tecido que usamos. [Onthe desert planetArrakis] afeta muito a maneira como você se vestiria, assim como afeta a forma como as pessoas se vestem no Saara ou na Jordânia; estamos em camadas e envolvem suas cabeças para não só servirem de proteção contra as intempéries e do calor, mas também como uma ferramenta ??. Ele mantém sua cabeça fria, mas também é algo que você pode tirar e se torna uma corda, uma mochila, você sabe, tem 25 metros de tecido. Então isso se prestou a formar a seguinte função e, e começamos dessa forma.

Oeste: Como Frank Herbert descreveu, o “traje destilador” era da cor das rochas . Pedi ao chefe das locações que me trouxesse pedras, diferentes frascos de areia de cores diferentes [from] Jordan, onde filmamos. A rocha tinha uma cor incrível, um tipo de carvão preto empoeirado com um pouco de marrom.

Eu tinha feito uma linha de gaze anos atrás, quando era uma moda designer da Barneys, e me lembrei de como você ainda pode ver o corpo das pessoas, suas formas e seus movimentos. E eu pensei, a gaze se move como a areia. E eu tinha tingido com todas essas cores de areia do deserto. Então essa se tornou a paleta. E é assim que o deserto parece ali. Há todas essas cores, uma bela cor salmão e uma ferrugem escura e um tipo de bege-acinzentado claro.

A cor de Caladan era verde, e usei os Romanovs como inspiração para seus uniformes. Os Harkonnen eram godos, eles eram muito sombrios e malvados. Usei muito couro preto para [them]. Para as Bene Gesserits, usei tecidos pretos muito exuberantes, véus de contas, muito veludo cortado e sedas.

Quantas fantasias foram necessárias?

Morgan : Em nossa primeira palestra, dissemos que precisávamos fazer 25 fantasias especiais. Quero dizer, todos aqueles três exércitos nesses três mundos. Mas tínhamos um pequeno exército maravilhoso de artesãos em todo o mundo que nos ajudou a fazer isso acontecer. Não me cite exatamente sobre isso, porque eu realmente perdi a conta, mas eu diria centenas, centenas de fantasias beirando provavelmente mil.

leitor de tela opcional Leia mais sobre: ​​