OSB apresenta concerto com Quinteto de Metais dia 13 de junho

Pré-gravado na Sala Cecília Meireles, segundo concerto da Série Romântica Brasileira será veiculado nas páginas da orquestra no Youtube e Facebook

No próximo dia 13 de junho o público poderá conferir mais uma apresentação inédita da Orquestra Sinfônica Brasileira, desta vez em formação de quinteto de metais. O segundo programa da Série Romântica Brasileira terá repertório diverso, composto por obras de Gabrieli, Ewald, Carlos Gomes, Puccini, Villa-Lobos, Bernstein e Pixinguinha/João de Barro. Como o evento ainda não contará com a presença de público, a apresentação (pré-gravada) será veiculada no canal da orquestra no Youtube e na página do Facebook.

Os músicos Diogo Gomes e Jessé Sadoc, no trompete, Raphael Paixão, no trombone, Eliézer Conrado, na trompa, e Eliézer Rodrigues, na tuba, formam o quinteto de metais que interpretará as obras do programa. A Série Romântica Brasileira traça um paralelo entre a música brasileira e os compositores do período romântico.

Abrindo a apresentação, “Canzona per Sonare nº 4”, do italiano Giovanni Gabrieli. Nascido em Veneza, Gabrieli foi um compositor importante na passagem da música da Renascença para o período barroco. Esta obra foi composta em 1608, sendo um marco na história da música. É considerada o início do caminho que levou a um novo estilo de música de concerto: o barroco.

Na sequência, o público ouvirá o “Quinteto em Si Bemol Op.5”, do russo Victor Ewald. O compositor caracterizou-se por criar obras para instrumentos de metal em uma época em que esses instrumentos ainda estavam se aperfeiçoando. Seus quintetos para metais são famosos e o que será apresentado pela OSB, na ocasião, foi composto em 1890. É considerada a primeira peça de música de concerto especificamente composta para a formação. 

A emblemática abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, com arranjo de Jessé Sadoc, aparece como a terceira obra do programa. Um dos mais importantes artistas brasileiros do estilo romântico, Carlos Gomes estudou na Itália com patrocínio do imperador D. Pedro II e da imperatriz D. Teresa Cristina. Sua ópera “O Guarani” baseou-se no romance homônimo de José de Alencar e foi a primeira obra brasileira a ser apresentada no famoso Teatro alla Scala, de Milão, onde ocorreu sua estreia mundial.

Uma das árias de ópera mais cantadas em todo o repertório lírico, “Nessum Dorma”, do italiano Giacomo Puccini, também será interpretada pelo Quinteto de Metais da OSB. “Que ninguém durma” pertence à ópera “Turandort” e estreou em 1926.

Em seguida, a Ária (Cantilena), das “Bachianas nº 5”, de Heitor Villa-Lobos. As nove Bachianas Brasileiras foram compostas entre 1930 e 1945 e o título é uma alusão à combinação de elementos brasileiros com a técnica de escrita de Johann Sebastian Bach, compositor preferido de Villa-Lobos. A Ária é considerada a peça mais conhecida do brasileiro mundo afora, devido à sua rara beleza.

Dois movimentos de “West Side Story”, do americano Leonard Bernstein, também estão no programa. “Maria” e “Tonight” fazem parte da trilha sonora do musical, que estreou na Broadway em 1957. Baseada em Romeu e Julieta, de Shakespeare, a peça relata as batalhas entre duas gangues de adolescentes num bairro pobre de Nova York.

Fechando o concerto, um clássico da música popular brasileira: “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro, que também ganhou arranjo de Jessé Sadoc. Pixinguinha é um dos maiores compositores brasileiros e contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva. “Carinhoso”, cuja letra foi escrita por João de Barro, também conhecido como Braguinha, tornou-se sua composição de maior sucesso.

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.


Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades em 2021, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master, Brookfield como patrocinadora e Itaú, Sérgio Bermudes Advogados e Telemont como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Saiba mais em

www.osb.com.br

www.conexoesmusicais.com.br

PROGRAMA:

Giovanni Gabrieli – Canzona per Sonare nº4 (transc. Graeme Page)

Victor Ewald – Quinteto nº 1 em Si Bemol Op.5

I. Moderato – Più mosso | II. Adagio non troppo lento | III. Allegro moderato

Carlos Gomes – Abertura da ópera O Guarani (Arranjo Jessé Sadoc)

Giacomo Puccini – Nessum Dorma (arranjo Hogg)

Heitor Villa-Lobos – Bachianas nº5 | Ária (Cantilena)

Leonard Bernstein – West Side Story (arranjo Jack Gayle)

III. Maria | IV. Tonight

Pixinguinha e João de Barro – Carinhoso (arranjo Jessé Sadoc)

SERVIÇO:

OSB – Série Romântica Brasileira

Dia 13 de junho de 2021 (domingo), às 17h

Concerto pré-gravado, veiculado no Facebook e Youtube

facebook.com/orquestrasinfonicabrasileira

youtube.com/sinfonicabrasileira

Acesso gratuito