PA: o que é preciso para se cadastrar como doador de medula óssea no Hemopa?

Desde 945, a Fundação Hemopa, além de receber doações de sangue, também realiza o cadastro de possíveis doadores de medula óssea no Pará. O banco de dados do Estado conta com 136 mil voluntários e é integrado a bases de informações nacionais.

Doação de sangue cai % no país durante a pandemia e MS lança campanha

Junho Vermelho: Hemocentro da Unicamp incentiva doações de sangue e prática de exercícios físicos

Para se cadastrar é bem simples, qualquer pessoa entre 15 e 55 anos, pode se apresentar em uma das unidades do Hemopa, com um documento oficial de identidade com foto, para preencher um cadastro com os seus dados pessoais. É importante ressaltar que o candidato não pode ter histórico de câncer ou HIV. Uma seringa com 5 ml de sangue é coletada para que seja feita uma tipagem HLA, que é um exame que possibilita o mapeamento das características genéticas deste candidato.

No momento do cadastro, é registrada somente a intenção em ser doador. Você só será doador, se houver uma compatibilidade do seu HLA com o HLA do paciente. No Brasil, são 4,5 milhões de voluntários, e uma probabilidade de um doador compatível com os seus familiares é de 30%, mas, em relação à compatibilidade com qualquer outra pessoa, é de 1 em 99 mil a chance de encontrar um doador compatível.

Continue Lendo

Reportagem:

Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Estagiou na TV Escola e no Brasil 61, quando ainda era Agência do Rádio Mais. Voltou para a empresa para compor a equipe de Relacionamento e, recentemente, entrou para o tempo da redação. Também é apresentadora e produtora no podcast cineaspectos.

Edição:

Jornalista formada há 11 anos e pós-graduada em ciências políticas, com experiência em redação, rádio, televisão e assessoria de imprensa. Antes de ingressar na redação do Brasil 061, passou por órgãos importantes, como Ministério da Saúde e Ministério da Justiça além de grandes emissoras como, TV Bandeirantes, Record e TV Globo. Possui experiência em gerenciamento de crise, jornalismo web, redação, edição e revisão de textos, produção de conteúdo de rádio, televisão e assessoria de comunicação.

recebe nossos conteúdos em primeira mão .