Painel da empresa considera Wells Fargo "imprudente" e pouco disposto a "parar de prejudicar seus clientes"

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Os legisladores acusaram a Wells Fargo & Co. de não cumprir as ordens regulamentares em um relatório contundente na quarta-feira e disseram que o banco representa um grande risco para os consumidores. O Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA publicou um relatório de…

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Os legisladores acusaram a Wells Fargo & Co. de não cumprir as ordens regulamentares em um relatório contundente na quarta-feira e disseram que o banco representa um grande risco para os consumidores.

O Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA publicou um relatório de suas descobertas ao longo do ano no banco na quarta-feira, antes das audiências agendadas com o presidente-executivo Charles Scharf e a presidente Betsy Duke na próxima semana.

Wells Fargo                                                                                                                                                                                                                       WFC, + 2,15%                                                                                                                                                          é “um megabanco imprudente com uma diretoria e administração ineficazes que exibiu um padrão flagrante de abusos de consumidores”, disse a representante Maxine Waters, da Califórnia, em comunicado que acompanha o relatório. “A Wells Fargo demonstrou claramente uma falta de vontade e incapacidade de parar de prejudicar seus clientes.”

“O potencial de abuso generalizado de consumidores ainda permanece na Wells Fargo”, afirmou o relatório. O Wells Fargo foi envolvido em vários escândalos nos últimos anos, incluindo a abertura de milhões de contas de clientes sem permissão, cobrança de taxas ilegais e cobrança de pagamentos desnecessários de seguro de automóvel. Uma série de ordens de consentimento foi implementada após os escândalos.

Em fevereiro, , a Wells Fargo concordou em pagar US $ 3 bilhões para resolver investigações do Departamento de Justiça e da Comissão de Valores Mobiliários sobre as práticas de vendas do banco. Sharf disse na época que a cultura anterior do banco era “repreensível e totalmente inconsistente com os valores nos quais o Wells Fargo foi construído” e prometeu comprometer “todos os recursos necessários para garantir que nada disso aconteça novamente”. No mês passado, o banco estabeleceu uma investigação separada da SEC por US $ 35 milhões que alegava ter vendido ETFs de risco para clientes.

) O relatório constatou que a Wells Fargo “continua lutando para implementar programas eficazes de gerenciamento e correção de riscos” e disse que a gerência não conseguiu mudar sua cultura corporativa. “A administração falhou repetidamente em demonstrar que o banco pode estabelecer uma infraestrutura de gerenciamento de conformidade capaz de impedir abusos de consumidores.”

Al Green, D-Texas, disse em comunicado que o relatório constatou que os órgãos reguladores há anos não responsabilizam o banco. “Este relatório demonstra não apenas que a Wells Fargo não está cumprindo os termos de vários acordos de liquidação que datam de 2016 e 2018, mas também que nossos reguladores federais simplesmente falharam em fazer cumprir esses acordos, apesar de dispor de amplas ferramentas e autoridades sob a lei existente. < /p>

O relatório dizia que documentos internos revelavam que “com frequência o banco se concentrava nos lucros e na saída das ordens de consentimento dos reguladores, em vez de consertar o gerenciamento de conformidade de longa data do banco”. fraquezas. ”

O relatório também acusou o ex-CEO Tim Sloan de dar“ testemunhos imprecisos e enganosos ao Congresso ” no ano passado .

O comitê disse que recomenda que os reguladores sejam obrigados a agir contra os “megabancos reincidentes” que, segundo se sabe, conduziram abusos de consumidores, fortalecer a autoridade dos reguladores e a responsabilidade dos conselhos e aprovar uma “Declaração de direitos dos trabalhadores bancários”, em seguida, proteções aos denunciantes, restringir os acordos de confidencialidade e garantir o treinamento para conformidade com as leis de proteção ao consumidor, entre outras coisas.

As ações da Wells Fargo caíram 23% no acumulado do ano, comparadas com as do S&P 500                                                                                                                                                                                                                       SPX, + 4,22%                                                                                                                                                          Declínio de 3%.