Pelo menos 9 pessoas são presas por distúrbios durante protesto em Beirute

Beirute, 14 out (EFE).- Pelo menos nove pessoas foram presas nesta quinta-feira por conta de um ataque de franco-atiradores contra uma manifestação de partidos xiitas em Beirute, capital do Líbano, e a subsequente eclosão de confrontos armados, nos quais seis pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas, relataram fontes militares.

EFE/NABIL MOUNZER

“Até agora, nove pessoas foram presas e permanecem sob custódia, enquanto algumas outras foram recentemente detidas e estão sob investigação”, disse uma fonte militar à Agência Efe.

EFE/NABIL MOUNZER

Franco-atiradores em telhados do bairro de Tayoune atacaram um grupo de manifestantes hoje pela manhã enquanto se dirigiam a um protesto convocado pelos grupos xiitas Amal e Hezbollah para exigir a demissão do juiz que investigava a explosão, em agosto de 2020, de um armazém no porto de Beirute, onde várias toneladas de nitrato de amônio foram armazenadas, e no qual mais de 200 pessoas morreram e cerca de 6,5 mil ficaram feridas.

EFE/NABIL MOUNZER

O tiroteio desencadeou fortes confrontos entre xiitas armados e outros de ascendência desconhecida, com um saldo total de seis mortos e pelo menos 30 feridos entre os confrontos e o tiroteio inicial, de acordo com o último balanço divulgado pela Cruz Vermelha libanesa.

EFE/NABIL MOUNZER

Amal e o Hezbollah responsabilizaram pela ação contra seus seguidores “grupos” ligados às Forças Libanesas, segundo bloco cristão no Parlamento libanês e ex-milícia que atuou durante a guerra civil libanesa, travada por diversos grupos religiosos entre 1975 e 1990.

O grupo cristão negou categoricamente essas acusações e atribuiu a violência ao esforço do Hezbollah para remover o juiz Tarek Bitar da investigação sobre a explosão do armazém no porto de Beirute.

Vários ex-ministros e parlamentares do Amal são suspeitos ou acusados de negligência no caso e entraram com uma série de ações judiciais contra Bitar que já forçaram a suspensão da investigação por duas vezes nas últimas semanas. EFE