Pelo quinto dia seguido, trens da SuperVia atrasam viagens por furto de cabos nos trilhos

Nesta sexta-feira (3), os trens da SuperVia voltaram a atrasar as viagens pelo quinto dia seguido causando transtornos aos passageiros. O ramal Japeri, que compreende o trajeto entre a Central do Brasil, no centro da capital, e o centro de Japeri, penúltimo município da Baixada Fluminense, foi o que mais apresentou atrasos. 

De acordo com a concessionária, os atrasos se devem ao furto de cabos e equipamentos de sinalização dos trilhos. O número de furtos de cabos de energia no primeiro semestre superou as ocorrências de todo o ano passado.

Por volta das 7h desta sexta-feira (3), os passageiros que aguardavam nas estações enfrentavam atrasos de até 20 minutos, segundo informações do portal G1.

Na última quarta-feira (1), o governo estadual anunciou a criação de uma força-tarefa formada pela Secretaria de Transportes, as polícias civil e militar e a Casa Civil para combater a atuação de criminosos na malha ferroviária. 

Leia também: Comissão da Alerj pede ao Ministério Público que apure atrasos dos trens da SuperVia

Segundo o Governo do Estado, 200 policiais militares fazem o patrulhamento nas estações de trem e no entorno. No mesmo dia, a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) enviou um ofício ao Ministério Público do Rio (MP-RJ) solicitando a apuração das causas dos constantes atrasos nos ramais da Supervia.

Edição: Mariana Pitasse