Diário Carioca Google News

pesquisadores-da-ufrj-desenvolvem-teste-com-resultado-em-uma-hora-e-custo-de-r$-30

Um novo teste rápido e com baixo custo para detecção do SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O exame é feito a partir de amostra da saliva e secreção nasal e seu resultado sai em menos de uma hora com o custo de apenas R$ 30.

Leia também: Mesmo com a covid-19 em queda, especialistas criticam “libera geral”

Chamado de Lamp-COVID-19, o teste foi elaborado por pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ) e do campus de Duque de Caxias da UFRJ, na Baixada Fluminense. Ele identifica pedaços de RNA do coronavírus e tem eficácia de 100% na comparação com o PCR tradicional, de acordo com os cientistas.

O exame pode ser realizado em locais com pouca infraestrutura e tem indicação especialmente para as crianças, que geralmente apresentam dificuldade para realizarem o teste de PCR. Seu resultado é apresentado de forma colorimétrica, ou seja, a partir da cor exibida pelo material: se ficar rosa, é negativo, se ficar amarela, é positivo. 

Agora, a equipe responsável pelo desenvolvimento da inovação, formada por duas professoras e cinco estudantes, pretende enviar os kits de diagnóstico ao Sistema Único de Saúde (SUS) para serem amplamente distribuídos. O grupo busca parceiros para iniciar a produção em massa.  

“Queremos muito tornar possível a comercialização dos testes, por isso estamos em busca de parceiros que nos ajudem a produzir em larga escala e distribuir nossa produção”, contou a pesquisadora e professora da UFRJ, Mônica Lomeli.

Edição: Mariana Pitasse


Newsletter

Mais Noticias

Lo que no dicen de Cuba

No empezó con Biden, hay que decir. Desde el 2017 vienen martillando la falacia de un estallido social en Cuba con su solución mágica, la “intervención humanitaria”

Brasil de Fato

Agência Brasil de Fato traz notícias do Brasil e do mundo, a partir de uma visão popular. Notícias, entrevistas e artigos de opinião