Peter Gabriel avisa que pode ter que cancelar o WOMAD sem seguro do governo

O fundador do WOMAD, Peter Gabriel, disse que a edição deste ano do festival pode ser cancelada, a menos que o governo ofereça um programa de seguro.

LEIA MAIS: Festivais do Reino Unido sobre testes, passaportes de vacinas, escalações e o que esperar do verão: “Segurança é tudo em que pensamos” Todos os limites de distanciamento social e capacidade de multidão deveriam ser suspensos em junho 17, no entanto, o primeiro-ministro Boris Johnson anunciou no início desta semana (junho 06) que agora não acontecerá até julho 17 devido à disseminação do novo COVID – 19 variantes.

WOMAD está programado para começar apenas três dias depois, em julho 22, com Anoushka Shankar, Jordan Rakei, Nitin Sawhney e The Comet Is Coming devido à manchete.

Falando para BBC Radio 4 Hoje , Gabriel disse que a menos que seguro seja oferecido, o atraso deixa o evento deste ano em perigo.

Festivais 2019: “Não estamos pedindo esmolas, estamos pedindo segurança”

Peter Gabriel, criador do festival Womad, disse a @MishalHusain “há muita incerteza para a maioria dos promotores do festival correrem o risco” # R4Hoje https://t.co/j3pJdOx1Fh pic.twitter.com / f2vTMrdYIx

– BBC Radio 4 Today (@ BBCr4today) Junho 14, 2021

“De certa forma, estou falando por muito da indústria de festivais, especialmente os independentes, porque não estamos pedindo esmola s, ”Gabriel disse. “O que precisamos é de segurança, porque a maioria de nós não pode correr o risco de perder tudo uma vez que nos comprometemos com a montagem.”

“O seguro comercial correu uma milha, efetivamente , e você pode entender por quê ”, acrescentou. “Portanto, se estamos tentando restaurar a vida cultural e a normalidade, precisamos de um pouco de ajuda aqui. Há muita incerteza para a maioria dos promotores de festivais arriscarem. ”

Questionado se ele consideraria cancelar o festival sem seguro, ele disse:“ Acho que temos que fazer. “Já enfrentamos falência em duas ocasiões anteriores e se pretendemos garantir o futuro do festival, que é muito importante para nós e para o nosso staff, não podemos arriscar a afundá-lo este ano. ”

Robert Plant e Suzi Dian atuam durante WOMAD 2000. CRÉDITO: C Brandon / Redferns

Em resposta, uma fonte governamental disse à BBC : “ Os organizadores do festival receberam até agora mais de £ 27 milhões do nosso resgate sem precedentes de £ 2 bilhões para as artes. WOMAD mencionado hoje tinha £ 76, , concessão na primeira rodada de financiamento, e mais financiamento está sendo disponibilizado para os necessitados ”

A falta de seguro do festival já gerou cancelamentos neste verão. Os gostos de Boomtown e 2000 Trees citaram isso como um motivo para seu cancelamento em 2021 muito antes de ser anunciado o atraso na reabertura.

No mês passado, a Association of Independent Festivals (AIF) disseram que haviam atingido uma “parede de tijolos” nas negociações com o governo sobre um programa de seguro e emitiram um “alerta vermelho” depois que a pesquisa projetou que até 76 por cento dos festivais restantes em julho e agosto podem cancelar rapidamente se nenhuma ação imediata for tomada.

Festival Latitude, que é que deverá ocorrer no mesmo fim de semana que WOMAD, anunciou na segunda-feira que não “perdeu a esperança” sobre seus 2021 edição em andamento e prometia decisão firme até o final da semana.

Já o Black Deer Festival, com foco em Americana, estava programado para acontecer entre junho 25 e 27, anunciou seu cancelamento ação logo após a decisão do governo.

2972294