20.2 C
Rio de Janeiro
- Publicidade -
- Publicidade -

PL sobre programa de proteção de defensores de direitos humanos é aprovado no Rio

- Publicidade - Diário Carioca Google News

O veto do governador Cláudio Castro (PSC) ao Projeto de Lei (PL) nº1061/2019 que institui o Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores Sociais e Ambientalistas no Estado do Rio De Janeiro (PEPDDH/RJ) foi derrubado nesta quarta-feira (9).

O PL, de autoria dos deputados estaduais André Ceciliano (PT) e Renata Souza (PSOL), pretende articular e adotar medidas para proteção e assistência aos defensores que estejam em situação de risco, vulnerabilidade ou criminalizados devido à sua atuação em prol dos direitos humanos.

Leia mais: MPF ordena adoção de “medidas urgentes” para proteção de vereadora Benny Briolly

De acordo com o projeto,  “considera-se em situação de risco ou vulnerabilidade, qualquer atentado à atividade pessoal ou institucional, podendo ser crimes tentados ou consumados como homicídio, tortura, agressão física, ameaça, intimidação, difamação, prisão ilegal e arbitrária, falsa acusação, além de retaliações de natureza política, religiosa, econômica, cultural, de origem, etnia, sexo, cor, raça e idade.”

A deputada Renata Souza comemorou nas redes sociais a vitória. Segundo ela, “defender o óbvio virou atividade de alto risco, por isso, essa vitória é do povo, da democracia”, escreveu.


 

VITÓRIA: Derrubamos o veto do gov. ao proj. de Lei de minha autoria, c/ @AndreCeciliano , q cria o programa de proteção a jornalistas, defensores de direitos humanos e ambientalistas. Defender o óbvio virou atividade de alto risco, por isso, essa vitória é do povo, da democracia.

— Renata Souza (@renatasouzario) June 9, 2021

Edição: Jaqueline Deister


MG: Iepha divulga pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural

A tabela de pontuação provisória do programa ICMS Patrimônio Cultural, do exercício 2020, já está disponível...

Ministro da Saúde anuncia que 1,5 milhão de doses da Janssen chegam amanhã (22) no Brasil

Durante a audiência pública da Comissão Temporária da Covid - 19, no Senado, nesta segunda-feira (19,...

Horóscopo de terça-feira 22 de junho de 2021

Confira a previsão do horóscopo do dia 22 de junho de 2021 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Meirelles e Caio Afiune trollam ex-BBBs e Viih Tube desmascara brincadeira: “É lisa demais”

Caio Afiune participa do ‘Foi Mau’ desta segunda-feira (21) e tira onda ao lado do apresentador Maurício Meirelles. O goiano conta que Juliette ainda...

The Strokes compartilham trecho da nova música 'Starting Again' no anúncio de Maya Wiley

The Strokes apresentou uma prévia de uma nova música chamada 'Starting Again' em um comercial para a candidata a prefeito de...