Polícia confirma 5 mortos e 2 feridos em ataque com arco e flechas an Noruega

Copenhague, 14 out (EFE).- A polícia da cidade de Kongsberg, na Noruega, confirmou que cinco pessoas foram mortas e outras duas ficaram feridas em um ataque cometido nesta quarta-feira por um homem armado com arco e flechas.

EFE/Torstein Boe

O autor do ataque foi identificado como um cidadão dinamarquês de 37 anos e morador dessa cidade, segundo a rede de televisão pública “Nrk”, que ouviu fontes ligadas à investigação. Ele está sob custódia, mas ainda não foi interrogado, e a polícia não quis especular a motivação do crime.

“Acreditamos que somente esta pessoa cometeu estes atos. É natural investigar se foi um ato terrorista. Mas o indivíduo ainda não foi interrogado”, afirmou Øyvind Aas, chefe de polícia da região onde os crimes aconteceram, em entrevista coletiva.

Aas revelou que um dos feridos é um policial que estava em um supermercado e de folga.

A polícia norueguesa recebeu um alerta às 18h13 (horário local; 13h13 de Brasília) de que um homem armado com um arco e flechas estava circulando pelo centro da cidade. Ele foi preso cerca de meia hora depois, após um “confronto”, segundo a corporação.

“Há muitas cenas de crime. Esta pessoa passou por uma grande área do centro onde foram cometidos atos criminosos”, disse Aas sobre a rota do assassino, que também entrou em um supermercado.

Durante a perseguição, a polícia pediu aos moradores da cidade para que não saíssem de casa.

A primeira-ministra interina, Erna Solberg, classificou o caso como “horrível” e uma “situação dramática”. Ela também não quis especular sobre os motivos que levaram o homem a cometer o ataque.

Várias unidades policiais, incluindo helicópteros e um grupo de especialistas em eliminação de bombas foram mobilizados. Devido ao tamanho da área pela qual o homem armado passou, a operação policial deve continuar “durante toda a noite”, disse Aas.

A Direção Geral de Polícia ativou uma ordem temporária para que todos os oficiais do país estejam armados, contra a norma usual, embora até agora “não haja indicações concretas” de que possa haver uma mudança no nível de ameaça terrorista do país, informou a corporação em comunicado.

O município de Kongsberg criou um centro de recepção para as pessoas feridas e familiares das vítimas e mobilizou uma equipe de crise para lidar com a situação.

De acordo com o tabloide “VG”, os serviços de inteligência noruegueses (PST) foram informados sobre o incidente.

“É uma tragédia, é horrível. Você não acha que algo assim poderia acontecer em Kongsberg”, disse Kari Anne Sand, prefeita da pacata cidade de cerca de 28 mil habitantes. EFE