O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) admitiu apoiar Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) na eleição presidencial de 2026 como voto anti-Lula, em entrevista à colunista Letícia Casado (UOL) em 28 de novembro de 2025. Apesar das críticas recorrentes, ele afirmou: “Onde o Lula estiver de um lado, eu estarei do outro. Se o Tarcísio for este candidato, a gente vai acabar falando, sim”.
Eduardo qualificou Tarcísio como “tecnocrata de centro” que dialoga com Alexandre de Moraes e busca agradar centro-esquerda, crendo ter votos da direita cativos. Ele alertou que essa estratégia é “errada” e acusa o governador de navegar “mares calmos”, longe de radicais.
As tensões escalaram ao longo de 2025, com Eduardo chamando Tarcísio de “candidato do sistema” e aliado de Moraes, em vídeos e posts. Rompimento inclui recusa de indicações no governo SP, como na Cultura.
Outros nomes da direita, como Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Júnior (PR) e Romeu Zema (MG), evitam desafiar Bolsonaro preso. Interlocutores de Tarcísio pregam “não irritar a família”.
Tensões Eduardo x Tarcísio
| Crítica de Eduardo | Resposta/Contexto Tarcísio |
|---|---|
| “Candidato do sistema” | Diálogo com STF e centro |
| Tecnocrata, não direita | Busca votos cativos da base bolsonarista |
| Estratégia errada | Nomeações recusadas (ex: Cultura) |
| Apoio condicional | Anti-Lula em 2026, sem enganar eleitorado |
