Mourão defende Carlos Bolsonaro, mas o chama de “incompetente” e “incapaz”

Operação da PF investiga uso ilegal da Abin

JR Vital - Diário Carioca
Por
JR Vital
JR Vital - Diário Carioca
Editor e analista geopolítico
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo...
- Editor e analista geopolítico
Hamilton Mourão e Carlos Bolsonaro - Foto: Reprodução

O senador Hamilton Mourão (Republicanos), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL), defendeu o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) em meio a uma operação da Polícia Federal. Mourão, no entanto, questionou a capacidade de Carlos para criar uma “Abin paralela”, como acusa Gustavo Bebianno, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

“Não tenho conhecimento disso, por outro lado julgo que o Carlos não tem competência e capacidade para isso”, disse Mourão em entrevista à coluna de Guilherme Amado no Metrópoles.

O que você precisa saber:

  • Mourão defendeu Carlos Bolsonaro, mas o chamou de “incompetente” e “incapaz”.
  • Bebianno acusou Carlos de propor a criação de uma “Abin paralela”.
  • A operação da PF investiga o uso ilegal da Abin durante o governo Bolsonaro.

As acusações de Bebianno

Bebianno, em uma entrevista anterior ao programa Roda Viva, relatou um episódio em que Carlos teria proposto a formação de uma equipe de inteligência alternativa, por desconfiar da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O ex-ministro destacou a preocupação do então ministro do GSI, general Heleno, com a proposta, alertando sobre possíveis consequências políticas graves, incluindo impeachment.

“Um belo dia o Carlos me aparece com um nome de um delegado federal e de três agentes que seriam uma Abin paralela, porque ele não confiava na Abin. O general Heleno [então ministro do GSI, a quem a Abin é subordinada] foi chamado, ficou preocupado com aquilo, mas Heleno não é de confronto”, afirmou.

“A conversa acabou comigo e com o Santos Cruz [então ministro da Secretaria de Governo]. Aconselhamos ao presidente que não fizesse aquilo de maneira alguma. Muito pior que o gabinete de ódio, aquilo também seria motivo para impeachment. Depois eu saí, não sei se isso foi instalado ou não”.

A operação da PF

A operação da Polícia Federal que teve Carlos Bolsonaro como um dos alvos investiga o uso ilegal da Abin durante o governo Bolsonaro, sob a direção de Alexandre Ramagem. Ramagem, atualmente deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro, é alvo da operação, que busca evidências de espionagem ilegal contra ministros do STF e governadores.

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de Carlos Bolsonaro, em sua casa na Barra da Tijuca (RJ), em seu comitê na cidade do Rio de Janeiro e em seu gabinete na Câmara Municipal do Rio.

- Publicidade -
JR Vital - Diário Carioca
Editor e analista geopolítico
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações, como Visto Livre Magazine, Folha do Centro, Universo Musical, Alô Rio e outros.