Laços

Lula critica Trump e fortalece laços com Putin

Em Moscou, presidente brasileiro fala em ampliar parceria com a Rússia e ataca tarifaço dos EUA

JR Vital - Diário Carioca
Por
JR Vital
JR Vital - Diário Carioca
Editor e analista geopolítico
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo...
- Editor e analista geopolítico
Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e do Brasil, Lula, durante reunião nesta sexta (9) em Moscou. Foto: Reprodução

Moscou – O presidente Lula se reuniu nesta sexta (9) com Vladimir Putin, na capital russa, e defendeu uma parceria mais forte entre Brasil e Rússia. Ao mesmo tempo, ele criticou as recentes medidas econômicas de Donald Trump, afirmando que elas ferem o livre comércio e a soberania dos países.

O encontro aconteceu após a cerimônia que celebrou os 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra. Lula está na Rússia desde quarta (7) e embarca para Pequim neste sábado (10).

— RT Brasil (@rtnoticias_br) May 9, 2025

Críticas ao “tarifaço” de Trump

Durante a conversa com Putin, Lula detonou o presidente dos EUA. Segundo ele, a nova política de taxações unilaterais promovida por Trump vai contra tudo o que o livre comércio e o multilateralismo defendem.

Ele afirmou que essas decisões “jogam por terra” valores importantes, como o respeito à soberania dos países.


Parceria Brasil-Rússia

Lula disse que o Brasil quer estreitar as relações com a Rússia e reforçar a parceria estratégica entre os dois países. Para ele, existem interesses comerciais, culturais e científicos importantes para ambos os lados.

Ele também destacou que os russos são grandes fornecedores de fertilizantes para o agronegócio brasileiro. O comércio bilateral já movimenta cerca de US$ 12,5 bilhões, segundo dados citados por Lula.


BRICS e Sul Global

Brasil e Rússia são membros fundadores do grupo BRICS, que hoje inclui também China, Índia, África do Sul, Egito, Irã e outros países. Lula destacou que essas nações fazem parte do chamado Sul Global e que podem aumentar muito sua troca comercial nos próximos anos.

“Temos a chance de fazer nossa relação crescer muito”, disse Lula.


Próxima parada: China

Lula viajou com uma comitiva que inclui ministros e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Após a agenda em Moscou, ele vai para Pequim, onde participará do Fórum China-Celac e terá um encontro com o presidente Xi Jinping.

JR Vital - Diário Carioca
Editor e analista geopolítico
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações, como Visto Livre Magazine, Folha do Centro, Universo Musical, Alô Rio e outros.