Aprovação de Lula marca 35% após 2 anos de governo

Pesquisa Datafolha revela índices de aprovação e rejeição do presidente, com destaque para divisão entre classes sociais.

Redacao
Por Redacao
4 Min Read

Brasília, Brasil – Após dois anos de mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possui 35% de aprovação e 34% de reprovação, segundo pesquisa Datafolha realizada em 12 e 13 de dezembro. Outros 29% consideram seu governo regular.

Os dados mostram uma estabilidade em relação ao levantamento de outubro, com variação dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

Lula, contudo, registra um índice de aprovação inferior ao seu primeiro mandato. Em 2005, no mesmo ponto de seu governo, o presidente tinha 45% de aprovação.

Comparado a outros presidentes, Lula está à frente apenas de José Sarney (1987) e Fernando Collor (1992) neste período de governo.

Fatores que impactam a avaliação do governo

A avaliação de Lula reflete um cenário polarizado politicamente e o desgaste de seu terceiro mandato.

A recente internação do presidente devido a um coágulo cerebral não afetou sua aprovação, que segue em níveis estáveis. No entanto, o anúncio de um pacote fiscal do ministro Fernando Haddad (Fazenda) causou reações divididas. De acordo com a pesquisa, 46% dos que conhecem o pacote aprovam o presidente, enquanto 40% o desaprovam.

Aprovação varia entre diferentes grupos sociais

A aprovação de Lula é mais forte entre os grupos mais vulneráveis socialmente. Pobres, pessoas com menos instrução, nordestinos e idosos são os principais grupos que o apoiam. Entre os mais pobres, 44% aprovam o presidente, enquanto entre os mais ricos, o índice de rejeição chega a 49%. O ensino superior também está associado a maior desaprovação, com 45% dos universitários reprovando o governo.

Expectativas para o futuro do governo

A pesquisa também indicou que as expectativas para o restante do mandato de Lula estão divididas. Aproximadamente 38% dos entrevistados acreditam que o próximo período será ótimo ou bom, enquanto 34% preveem que será ruim ou péssimo. Este nível de pessimismo é o maior desde o início de sua gestão, quando 50% tinham uma visão otimista sobre o futuro.

Entenda o caso

  • A pesquisa Datafolha: Avalia a aprovação do governo de Lula após dois anos de mandato.
  • Comparação histórica: Lula está melhor apenas do que Sarney e Collor neste ponto de governo.
  • Impactos do pacote fiscal: O anúncio do pacote fiscal de Fernando Haddad dividiu a opinião pública.
  • Grupos sociais e aprovação: Lula é mais aprovado entre os mais pobres, menos instruídos e os mais velhos.
  • Expectativas futuras: Menos de 40% acreditam em um bom futuro para o governo, com aumento do pessimismo.

Com informações da Folha de S.Paulo

Compartilhe esta notícia