Confirmado

Bolsonaro levou minuta do golpe a comandantes militares, Cid

20 de fevereiro de 2025
1 min de leitura
Mauro Cid revelou que Bolsonaro pediu monitoramento de Alexandre de Moraes antes do Natal de 2022. STF analisa nova denúncia
Mauro Cid revelou que Bolsonaro pediu monitoramento de Alexandre de Moraes antes do Natal de 2022. STF analisa nova denúncia

Brasília – O ex-ajudante de ordens Mauro Cid afirmou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou a chamada “minuta do golpe” aos comandantes militares logo após sua derrota nas eleições presidenciais para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Trechos do depoimento de Cid foram divulgados nesta quinta-feira (20/2), por determinação de Moraes. Durante o interrogatório, o ex-ajudante relatou que recebeu a informação diretamente do então comandante do Exército, Freire Gomes.

“Essa informação eu recebi via general Freire Gomes. Eu não estava na reunião”, disse Cid a Moraes. Segundo ele, o episódio ocorreu no dia 7 de dezembro de 2022.

Encontro com militares

No depoimento, Mauro Cid citou a presença dos então comandantes das Forças Armadas. O ex-comandante da Aeronáutica, Baptista Junior, rejeitou a proposta. Freire Gomes, do Exército, também se posicionou contra. Já o chefe da Marinha, Almir Garnier, teria apoiado a ideia.

A minuta do golpe previa uma intervenção militar para impedir a posse de Lula, alegando supostas fraudes eleitorais. O plano, porém, não foi adiante.

Liberação de vídeos

Alexandre de Moraes também decidiu liberar os vídeos das delações de Cid, usados na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e mais 33 aliados. A medida permite que os acusados tenham acesso a cinco processos usados como provas pela Polícia Federal (PF) e pela PGR.

A decisão também atendeu a um pedido da defesa de Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro, que agora terá acesso a documentos e gravações do acordo de delação de Cid com a PF.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também