Paranoia

Bolsonaro recusa água no STF e levanta especulações sobre medo de ser envenenado

25 de março de 2025
Leia em 2 mins
Bolsonaro no STF para acompanhar julgamento de denúncia da PGR por trama golpista Foto: Reprodução/TV Justiça
Bolsonaro no STF para acompanhar julgamento de denúncia da PGR por trama golpista Foto: Reprodução/TV Justiça

Brasília – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanhou, nesta terça-feira (25), o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode torná-lo réu por tentativa de golpe de Estado. Durante a sessão, Bolsonaro recusou um copo d’água oferecido por seu assessor e advogado Fábio Wajngarten, aceitando apenas uma garrafa lacrada.

O fato chamou atenção e gerou especulações. Wajngarten afirmou à colunista do UOL, Thais Bilenky, que essa atitude é um hábito do ex-presidente.

Julgamento de Bolsonaro no STF

A sessão desta terça-feira reuniu os ministros da Primeira Turma para avaliar a admissibilidade da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e sete aliados. O grupo é acusado de crimes como organização criminosa armada e tentativa de golpe.

Bolsonaro chegou de surpresa ao STF minutos antes do início da sessão e sentou-se na primeira fila ao lado de seus advogados. O julgamento ocorre em um momento delicado para sua defesa, que busca evitar a conversão do processo em ação penal.

Parlamentares reagem à atitude de Bolsonaro

A recusa do ex-presidente gerou comentários. A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) ironizou a situação ao lembrar das acusações contra Bolsonaro e aliados sobre um suposto plano de contaminação da água e alimentos. Segundo ela, o ex-mandatário passou grande parte do julgamento em silêncio.

Outros políticos também comentaram o comportamento de Bolsonaro, que continua sendo uma figura central nas discussões sobre os acontecimentos recentes da política brasileira.

Bolsonaro ironiza Moraes nas redes sociais

Antes do início do julgamento, Bolsonaro fez uma publicação no X (antigo Twitter) comparando a situação a uma partida de futebol. Ele mencionou o jogo entre Brasil e Argentina e criticou o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

“Brasil e Argentina em campo hoje às 21h no Monumental de Núñez. Vamos torcer pelos nossos garotos voltarem com a vitória. Já no meu caso, o juiz apita contra antes mesmo do jogo começar… e ainda é o VAR, o bandeirinha, o técnico e o artilheiro do time adversário; tudo numa pessoa só”, escreveu Bolsonaro.


LEIA TAMBÉM

Entenda o julgamento de Bolsonaro no STF

  • Motivo do julgamento: A PGR denunciou Bolsonaro e sete aliados por tentativa de golpe e organização criminosa.
  • Acusações: Crimes incluem dano qualificado contra patrimônio público e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
  • Ministros envolvidos: A Primeira Turma do STF é composta por Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.
  • Próximos passos: Se a Corte aceitar a denúncia, Bolsonaro e seus aliados se tornarão réus no processo.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também