Campos Neto cogita ser ministro da Fazenda em 2026

Presidente do BC sinaliza apoio a Tarcísio de Freitas para próxima eleição

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

São Paulo – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicou a possibilidade de se tornar ministro da Fazenda de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2026, apesar de aconselhar o amigo a adiar sua candidatura presidencial.

ESTAMOS NAS REDES

Siga no Bluesky

Siga-nos no X (antigo Twitter)

Siga-nos no Instagram

Curta no Facebook

Inscreva-se no Youtube

Participe do Canal no WhatsApp


O que você precisa saber

  • Sinalização de Campos Neto: Presidente do BC considera ser ministro da Fazenda em um possível governo de Tarcísio de Freitas.
  • Conselho a Tarcísio: Campos Neto sugere que Tarcísio busque a reeleição em São Paulo antes de concorrer à Presidência.
  • Cenário econômico: Campos Neto alerta sobre possíveis desafios econômicos nos próximos anos que podem impactar o Brasil.

Amizade e Conselhos Políticos

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, e Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, mantêm uma amizade próxima. Campos Neto aconselhou Tarcísio a buscar a reeleição no estado antes de considerar uma candidatura presidencial, devido à possível deterioração da economia brasileira nos próximos anos.

Possível Papel no Governo

Apesar de seu conselho, Campos Neto expressou disposição para ser ministro da Fazenda de Tarcísio em 2026, caso ele decida concorrer e vença. A estratégia seria semelhante à adotada por Jair Bolsonaro ao anunciar Paulo Guedes como seu ministro da Economia durante a campanha presidencial.

Futuro Profissional

Campos Neto deixará o Banco Central no final deste ano e terá que cumprir uma quarentena de seis meses. Durante esse período, ele tem discutido seu futuro com amigos e colegas do mercado financeiro. Ele considera criar um fundo em parceria com uma grande instituição financeira dos Estados Unidos.

Homenagem e Reconhecimento

Na última segunda-feira (10), Campos Neto foi homenageado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) com a medalha de Honra ao Mérito Legislativo. Em seu discurso, ele defendeu um Estado mínimo e recebeu elogios de Tarcísio, que o descreveu como uma pessoa “fora da curva”.


LEIA TAMBÉM


Repercussão no Mercado

Campos Neto também tem sido sondado por grandes bancos brasileiros, como Itaú e BTG Pactual, mas não demonstrou grande interesse. Ele também considera a possibilidade de assumir uma posição em uma instituição internacional, como o banco Santander.

Compartilhe esta notícia