35.5 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
InícioPolíticaCiro Gomes entra na 'Guerra dos Bonés': ‘Vão trabalhar, vagabundos’
Muito Bom

Ciro Gomes entra na ‘Guerra dos Bonés’: ‘Vão trabalhar, vagabundos’

Ex-presidenciável surfa na nova onda mundial com crítica política excelente

Brasília – O ex-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) decidiu se inserir na polêmica sobre bonés políticos. Em publicação no Instagram, ele apareceu usando um acessório amarelo com a frase “Vão trabalhar, vagabundos”, em uma montagem que gerou repercussão. A atitude marca mais um episódio da disputa entre governistas e opositores, intensificada nos últimos dias.

Ciro, que já declarou não ter planos de disputar novas eleições, segue ativo no debate público. “Vou permanecer no cenário político, mas como um observador crítico”, disse em entrevista recente. Sua publicação ironiza a recente troca de bonés entre aliados de Jair Bolsonaro e membros do governo Lula, que vem dominando as redes sociais.

A ‘guerra dos bonés’ e a disputa política

A polêmica começou com deputados bolsonaristas, que usaram um boné vermelho com os dizeres “Make Brazil Great Again” durante a posse de Donald Trump. Como resposta, integrantes do governo lançaram um modelo azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, idealizado pelo ministro Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação (Secom).

A disputa se intensificou quando, na segunda-feira (4), novos bonés surgiram. Desta vez, bolsonaristas apresentaram um acessório verde e amarelo com a mensagem “Comida barata novamente / Bolsonaro 2026”.

Ciro e sua posição no cenário político

Fora das eleições desde sua última tentativa frustrada em 2022, Ciro Gomes continua participando do debate nacional, mas sem uma base consolidada. Ele já criticou tanto o governo Lula quanto os bolsonaristas, mantendo uma postura de ataque a ambos os lados.

Dessa vez, sua provocação com o boné ironiza a polarização política e o embate de narrativas. Embora afastado das disputas eleitorais, ele mantém forte presença nas redes sociais e segue sendo um nome influente no debate político.

Entenda a polêmica dos bonés políticos

  • Origem: Deputados bolsonaristas usaram bonés vermelhos na posse de Donald Trump.
  • Resposta do governo: A Secom lançou um modelo azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”.
  • Nova investida da oposição: Bolsonaristas criaram um boné verde e amarelo com a frase “Comida barata novamente/Bolsonaro 2026”.
  • Ciro Gomes: Publicou uma montagem com o boné amarelo escrito “Vão trabalhar, vagabundos”, ironizando a situação.

Relacionadas

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online