Brasília – A conta oficial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi desativada na rede social X (antigo Twitter). O perfil, criado em agosto de 2017, estava no ar até o início desta semana, mas na manhã desta sexta-feira (21) já não podia ser acessado.
A página do ministro agora exibe a mensagem: “Essa conta não existe. Tente buscar outro(a).” A rede social, controlada por Elon Musk, costuma apresentar esse aviso quando o próprio usuário opta por excluir o perfil. Casos de suspensão por violação de regras ou remoção judicial costumam ter alertas diferentes.
Perfil foi desativado sem aviso prévio
A conta de Alexandre de Moraes não recebia publicações frequentes. Apesar disso, seguia ativa e acessível até poucos dias atrás. Ainda não há confirmação se a desativação partiu de uma decisão pessoal do ministro ou se houve outra razão para a remoção.
A reportagem tenta contato com o magistrado para esclarecer os motivos da retirada do perfil da plataforma.
O que pode ter motivado a desativação
O ministro é uma figura central em investigações sobre desinformação e discursos de ódio nas redes sociais. Como relator de inquéritos no STF, ele determinou a exclusão de perfis e postagens que violam a legislação brasileira.
O X, desde que foi adquirido por Elon Musk, tem alterado suas regras e restabelecido contas que haviam sido suspensas. Recentemente, Musk fez críticas ao Judiciário brasileiro e às ações contra disseminação de fake news.