Pior Congresso da Historia

Denúncias contra deputados disparam no Conselho de Ética

Legislatura atual já acumula 34 representações por decoro parlamentar.

Sessão do Conselho de Ética na Câmara dos Deputados – Foto: Reprodução
Sessão do Conselho de Ética na Câmara dos Deputados – Foto: Reprodução

Brasília – O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados enfrenta uma explosão de denúncias contra parlamentares. Na legislatura de 2023 e o primeiro semestre de 2024, já são 34 representações por descumprimento de decoro parlamentar, superando três legislaturas completas entre 2007 e 2019.

ESTAMOS NAS REDES

Siga-nos no X

Inscreva-se no no Youtube

O que você precisa saber:

  • Denúncias: 34 representações por descumprimento de decoro.
  • Comparação: Número atual supera legislaturas de 2007 a 2019.
  • Tipos de casos: Agressões, ameaças e ofensas.
  • Fatores: Uso das redes sociais amplifica casos de decoro.

Detalhes das Denúncias

Crescimento nas Legislaturas

A legislatura de 2019 a 2023 registrou 60 representações, superando as três legislaturas anteriores. Portanto, o aumento é significativo.

Tipos de Acusações

As denúncias incluem agressões físicas, ameaças, ofensas e até ordens de assassinato. Por exemplo, o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) está preso sob acusação de assassinato.

Redes Sociais e Decoro Parlamentar

Rubens Beçak, doutor em Direito Constitucional, acredita que o uso das redes sociais é um fator importante. “Muitas vezes o parlamentar fala para a câmera… E ele coloca isso na rede, ou em detração ao outro ou até mostrando como ele é valente”, explica.

Exemplos de Casos

Eduardo Bolsonaro e Dionilso Marcon

Em 2023, uma confusão entre Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Dionilso Marcon (PT-RS) viralizou. Eduardo chamou Marcon de “veado” e “filho da put*”. A representação foi arquivada.

Sâmia Bomfim e General Girão

Sâmia Bomfim (PSol-SP) chamou o general Girão (PL-RN) de “bandido”, “terrorista” e “fascista”. Girão ameaçou dar um soco em Glauber Braga (PSol-RJ). Ambas as representações foram arquivadas.

Glauber Braga e MBL

Glauber Braga é acusado de expulsar com empurrões e chutes um integrante do MBL da Câmara dos Deputados em abril de 2023.

LEIA TAMBÉM

Estrutura do Conselho de Ética

Composição e Mandato

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar foi criado em 2001. É composto por 21 membros titulares e 21 suplentes, com mandato de dois anos.

Processo Disciplinar

Qualquer pessoa pode solicitar uma apuração contra um deputado federal. A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decide pela instauração do processo disciplinar.