Na última sexta-feira, 14, um evento realizado no centro do Rio de Janeiro reuniu profissionais da saúde, autoridades e especialistas para discutir um tema de extrema relevância: a segurança dos profissionais de enfermagem no exercício de suas funções. Organizado pela ANATEN (Associação Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem), o encontro contou com a participação de importantes figuras do setor, como as deputadas Lilian Behring e Enfermeira Rejane, ambas do PCdoB, a diretora da ANATEN Nacional, Eliane Soares, representantes da OAB-RJ, como o Dr. Ricardo Menezes e o Dr. Antonio Padua, entre outros.
O evento, que teve como principal objetivo promover a conscientização e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem, trouxe à tona questões relacionadas à proteção jurídica e física desses trabalhadores, que muitas vezes lidam com ambientes de alto risco e, por vezes, são vítimas de violência no ambiente de trabalho.
A deputada estadual Lilian Behring, usou a palavra para reforçar a importância de políticas públicas que garantam a segurança e a proteção dos profissionais de enfermagem, destacando que as questões abordadas no evento são essenciais para a melhoria das condições de trabalho da categoria.
“Precisamos garantir que os profissionais de enfermagem possam exercer suas funções com dignidade e segurança. A violência contra esses trabalhadores, que muitas vezes se veem expostos a riscos durante o exercício de sua profissão, não pode ser tolerada. A criação de leis e políticas públicas que protejam esses profissionais é um compromisso que devemos assumir”, declarou Lilian.
A ANATEN, como representante dos técnicos e auxiliares de enfermagem no Brasil, tem sido uma das vozes mais ativas na defesa dos direitos dessa categoria. Durante o evento, a diretora Nacional, Eliane Soares, destacou a importância da união de forças para promover a segurança e os direitos dos profissionais de enfermagem.
LEIA TAMBÉM
- Profissionais da enfermagem fazem ato por valorização da categoria
- Análise do piso da enfermagem deverá ser retomada nesta sexta-feira (23) pelo STF
- SP: Conselho de Enfermagem apura 51 denúncias de fraude na vacinação
- Governo do Rio de Janeiro começa a pagar piso da enfermagem
- Barroso libera pagamento do piso nacional da enfermagem
“A cada dia, mais e mais profissionais enfrentam situações de risco, e é nossa responsabilidade, enquanto associação, lutar por melhores condições de trabalho e pela proteção de quem dedica sua vida a cuidar da saúde da população. Sem falar que a segurança do profissional da enfermagem está totalmente relacionada à qualidade do atendimento prestado aos pacientes”, afirmou Eliane.
O evento gerou discussões ricas sobre os desafios e as perspectivas de futuro para os profissionais de enfermagem no Brasil. Como conhecida representante da causa, a deputada federal Enfermeira Rejane demonstrou a importância de debater o assunto.
“A questão da segurança do profissional de enfermagem é fundamental para que a sua atividade fim, que é a assistência ao paciente, ao usuário do serviço de saúde, possa ser feita a contento. Você não pode trabalhar num local onde você seja agredida, porque isso abala o profissional e ele não vai prestar assistência. Em nenhum local, nenhum trabalhador pode trabalhar sem estar seguro de que a sua atuação possa ser feita de forma correta, da forma que tem que ser feita”, declarou a deputada.