Eduardo Bolsonaro faz ameaças de golpe em discurso sobre STF

Redacao
Por Redacao - Equipe
3 Min Read

Brasília – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) voltou a gerar polêmica com declarações sobre o cenário político no Brasil e nos Estados Unidos. Em discurso recente, ele ameaçou uma “virada de mesa” e criticou o que chamou de “usurpação do poder”. O

caso do ex-assessor especial do governo Filipe Martins foi usado como exemplo em sua fala.

Eduardo afirmou que a “direita vai colocar o país nos eixos” e mencionou uma suposta falsificação no registro de entrada de Filipe Martins nos EUA.

O ex-assessor foi preso preventivamente em fevereiro, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, durante a operação Tempus Veritatis, que investiga crimes contra a ordem democrática.


Declarações de Eduardo Bolsonaro

O deputado federal atacou opositores ao mencionar a vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas, sugerindo que mudanças ocorrerão tanto no Brasil quanto nos EUA. Ele afirmou:

“Nós vamos pegar todos vocês que usurparam o poder, que abusaram do poder, achando que estariam impunes.”

Eduardo Bolsonaro

Eduardo ainda defendeu Filipe Martins, acusando “burocratas de imigração” nos EUA de terem inserido uma entrada falsa do ex-assessor no país. Ele prometeu que o caso será esclarecido pelo Congresso norte-americano após as eleições.


O caso Filipe Martins

Filipe Martins, ex-assessor do governo Jair Bolsonaro, é investigado por supostamente falsificar registros de viagem para os Estados Unidos em 2022. Na época, ele estava no Brasil e era alvo de investigações do Supremo Tribunal Federal (STF).

A prisão preventiva de Filipe ocorreu durante a operação Tempus Veritatis, que apura possíveis crimes relacionados a falsas declarações e documentos. O STF segue acompanhando o caso, que envolve também outras figuras públicas ligadas ao governo anterior.


LEIA TAMBÉM


Entenda, saiba mais tire suas dúvidas

O que Eduardo Bolsonaro quis dizer com “virar a mesa”?
O deputado se referiu a uma possível reestruturação política no Brasil, criticando adversários que, segundo ele, “usurparam o poder”.

Quem é Filipe Martins e o que ele fez?
Martins foi assessor especial do governo Bolsonaro e é acusado de falsificar registros de entrada nos EUA em 2022.

Quais as consequências das declarações de Eduardo Bolsonaro?
As falas podem gerar novas investigações, pois envolvem questões sensíveis como interferência em investigações e ameaças à ordem democrática.

O que é a operação Tempus Veritatis?
A ação investiga crimes de falsificação, envolvendo membros do governo Bolsonaro, incluindo Filipe Martins.

Compartilhe esta notícia

Assine nossa Newsletter