Brasília – O deputado Eduardo Bolsonaro criticou o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) pelo uso de um boné azul com a inscrição “O Brasil é dos brasileiros”. A polêmica surgiu após Eduardo associar a iniciativa a uma postura antiamericana dentro do governo federal.
O parlamentar declarou em suas redes sociais que ministros do governo Lula estariam promovendo um discurso contrário aos Estados Unidos. “Ministros de Lula usam boné anti-Trump no Congresso brasileiro. Ideia foi validada pelo Secretário de Comunicação”, afirmou.
O boné e a simbologia política
Randolfe Rodrigues usou o acessório durante um evento no Congresso Nacional no sábado. A frase estampada no boné foi idealizada por Sidônio Palmeira, atual ministro da Secretaria de Comunicação. O slogan surge como uma resposta ao “Make America Great Again”, que simbolizou a campanha de Donald Trump e foi adotado por apoiadores de Jair Bolsonaro.
Outros nomes do governo também aderiram ao acessório, incluindo os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Carlos Fávaro (Agricultura) e Camilo Santana (Educação).
Resposta de Randolfe Rodrigues
Diante das críticas de Eduardo Bolsonaro, Randolfe rebateu afirmando que o boné não era um ataque a Trump, mas uma afirmação de patriotismo. “Dizer que o Brasil é dos brasileiros não é falar mal do Trump, é ser patriota. Aprende”, respondeu o senador.
Entenda o caso: a polêmica do boné
- O acessório: Boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”.
- Origem: Criado pelo ministro Sidônio Palmeira.
- Repercussão: Eduardo Bolsonaro afirmou que a mensagem seria um ataque aos Estados Unidos.
- Adesão: Ministros do governo Lula também utilizaram o acessório.
- Resposta: Randolfe defendeu o uso e afirmou que se trata de uma expressão de patriotismo.