Flávio Bolsonaro elogia programa criado pelo governo Lula

8 de abril de 2025
Leia em 1 minuto
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) durante sessão da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal nesta terça (8). Foto: Reprodução
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) durante sessão da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal nesta terça (8). Foto: Reprodução

Brasília – Durante sessão no Senado, nesta terça-feira (8), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) elogiou a nova funcionalidade do programa Celular Seguro, criado pelo governo do presidente Lula (PT). O parlamentar classificou a medida como “muito positiva”.

O elogio ocorreu na Comissão de Segurança Pública, quando o senador comentou a estratégia de coibir o comércio ilegal de aparelhos roubados. Segundo ele, a ação poderá penalizar lojas que vendem celulares de origem criminosa.

Medida pode identificar comércio ilegal de celulares

Flávio Bolsonaro afirmou que a iniciativa do governo federal ajuda a desmantelar o ciclo de furtos e roubos de celulares. Ele disse: “É uma iniciativa administrativa que pode, sim, coibir o que alimenta esse ecossistema de roubos e furtos de celulares”.

Para ele, é importante punir estabelecimentos que comercializam aparelhos de origem ilícita. Portanto, o programa pode reduzir esses crimes com o rastreamento de dispositivos roubados.

Senador retirou projeto após contato com o governo

O senador revelou que pretendia apresentar um projeto sobre o tema. Contudo, retirou a proposta da pauta após receber uma ligação de Manoel Carlos, secretário executivo do Ministério da Justiça.

Flávio ainda pretende convocar Manoel Carlos para explicar os detalhes da nova funcionalidade aos senadores. A decisão ocorreu após a confirmação de que o governo já estava adotando medidas nesse sentido.

Celular Seguro vai alertar usuários pelo WhatsApp

O programa Celular Seguro foi atualizado com uma função que envia notificações via WhatsApp para quem estiver usando um aparelho registrado como roubado ou furtado.

Para evitar problemas legais, os donos dos celulares devem cadastrar o IMEI no site celularseguro.mj.gov.br ou no aplicativo. A notificação informa que o uso indevido pode gerar investigações por receptação ou associação criminosa.

Flávio já havia elogiado o programa em 2023

Essa não foi a primeira vez que Flávio Bolsonaro elogiou a iniciativa. Em dezembro de 2023, durante o lançamento do app, o senador disse que o programa era “inteligente” e ajudaria a reduzir crimes que afetam a população.

Segundo ele, muitos consumidores adquirem celulares sem saber que são roubados. “Se tem uma loja aberta, o cidadão parte do princípio que ela tem autorização para funcionar e vende produtos legais”, disse.

Entenda o programa Celular Seguro do governo Lula

  • Nova função do app envia alerta via WhatsApp a usuários com aparelhos roubados
  • Notificação orienta o dono a regularizar o celular para evitar punições
  • Cadastro deve ser feito no site oficial ou no app do programa
  • Flávio Bolsonaro reconheceu a eficácia da medida durante sessão no Senado
  • Senador suspendeu projeto próprio ao saber da ação do governo

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Authors

Newsletter

Most viewed

– Publicidade –

Don't Miss