Covardia e Violência

Fotos sensuais de Tabata Amaral são deepfake e vão parar na justiça

Candidata à Prefeitura de São Paulo busca Justiça contra montagens manipuladas nas redes

Tabata Amaral denunciou o caso à polícia | Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Tabata Amaral denunciou o caso à polícia | Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

São Paulo, 13 de setembro de 2024Tabata Amaral, candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSB, acionou a Justiça Eleitoral contra montagens falsas que circulam nas redes sociais. As imagens, criadas com inteligência artificial e classificadas como deepfakes, visam desmoralizar sua campanha.


Resumo da Notícia

  • Tabata Amaral, candidata à Prefeitura de São Paulo, foi vítima de montagens falsas.
  • As imagens foram manipuladas com deepfake e divulgadas nas redes sociais.
  • A equipe jurídica de Tabata entrou com queixa-crime na Justiça Eleitoral.
  • Tabata denuncia que as imagens têm o objetivo de desmoralizar sua campanha e difundir desinformação.
  • A candidata também recebeu ameaças e acusa adversários de usar “armas sujas” na campanha.

Queixa-crime na Justiça Eleitoral

Hello Bet
Hello Bet

A campanha de Tabata Amaral entrou com uma queixa-crime na Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (13). A ação foi motivada pela circulação de montagens falsas usando imagens adulteradas de Tabata em poses sensuais, criadas por meio de inteligência artificial. A equipe jurídica da candidata argumenta que essas imagens foram produzidas com a finalidade de atacar sua honra e enganar os eleitores de São Paulo.


LEIA TAMBÉM


Declarações de Tabata Amaral

Durante um evento promovido pelo CIEE em São Paulo, Tabata se pronunciou sobre os ataques, ressaltando que não vai se deixar abalar pelas tentativas de desmoralizar sua candidatura. Segundo ela, “sou muito mais forte do que algumas pessoas pensam e nem dei um segundo de atenção para essas imagens”.

Ela também mencionou outras formas de violência que tem sofrido, como ameaças por telefone e e-mail. “Acham que a gente vai baixar a cabeça”, afirmou Tabata, acusando adversários de usarem “armas sujas” para prejudicar sua campanha.


Ação contra desinformação

A equipe jurídica de Tabata incluiu na queixa-crime ao menos duas imagens modificadas que foram compartilhadas no X (antigo Twitter) e em fóruns online. Uma das publicações trazia um comentário irônico, sugerindo que “Tabata Amaral faria qualquer coisa para ganhar um eleitor”. A defesa de Tabata pede que a Justiça notifique os responsáveis pelas imagens e investigue os autores dos deepfakes, além de solicitar a abertura de um inquérito policial.


Perguntas Frequentes sobre o Caso Tabata Amaral

O que são deepfakes e como afetaram Tabata Amaral?

Deepfakes são imagens ou vídeos manipulados por inteligência artificial para parecerem reais. No caso de Tabata Amaral, usaram essa tecnologia para criar montagens sensuais falsas.

O que Tabata busca com a queixa-crime?

A equipe de Tabata busca que a Justiça identifique os responsáveis pelos deepfakes e os responsabilize legalmente, além de retirar as imagens das redes.

Tabata Amaral sofreu outros tipos de violência durante a campanha?

Sim, além das imagens falsas, Tabata relatou que também sofreu ameaças por telefone e e-mail.