23.9 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, março 14, 2025
InícioPolíticaGilmar Mendes pauta para hoje julgamento sobre suspeição de Moro

Gilmar Mendes pauta para hoje julgamento sobre suspeição de Moro

Publicado em

- Publicidade -
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, pautou para a sessão de hoje (9) da Segunda Turma, marcada para as 14h, o julgamento de um habeas corpus em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato.

Mendes é presidente da Segunda Turma e, por isso, responsável pela divulgação da pauta de julgamentos. A inclusão do processo em pauta ocorre um dia depois de o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, ter anulado as condenações de Lula na operação.

Na decisão monocrática proferida ontem (8), Fachin também determinou o arquivamento do habeas corpus sobre a suspeição de Moro, por perda de objeto, uma vez que não mais existiam as condenações que motivaram o pedido da defesa.

O processo, contudo, encontrava-se nas mãos de Gilmar Mendes, em função de um pedido de vista feito em 2018. Ao pautar a suspeição, o ministro leva a Segunda Turma a discutir se mantém o arquivamento ou se julga o mérito do habeas corpus, uma vez que a análise do caso já teve início no colegiado.

Até o momento, Edson Fachin e Cármen Lúcia já votaram por rejeitar o pedido de suspeição. Caso a Segunda Turma julgue o mérito do habeas corpus nesta terça-feira, o esperado é que Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, notórios críticos da condução da Lava Jato em Curitiba, empatem o julgamento. A definição ficaria então com o ministro Nunes Marques, o mais recente entre os cinco integrantes do colegiado.

- Advertisement -

No habeas corpus, a defesa de Lula levanta diversos argumentos para tentar demonstrar a parcialidade de Moro no processo do triplex do Guarujá (SP), em que o ex-presidente foi condenado em 2017, pelo então juiz. Antes de ser anulada por Fachin, a condenação foi confirmada no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Recentemente, por decisão de Lewandowski, os advogados tiveram acesso a diálogos entre Moro e procuradores da Lava Jato em Curitiba, obtidos pela Polícia Federal (PF) na Operação Spoofing. O material tem sido utilizado pelos defensores para engrossar a argumentação contra o ex-juiz.

Últimas Notícias

Gayer apaga postagem sobre Gleisi, Lindbergh e Alcolumbre

Deputado exclui publicação após polêmica envolvendo lideranças políticas

Alcolumbre pede cassação de Gayer e entra na Justiça

Deputado será processado após fala polêmica sobre Gleisi e Lindbergh

Chefe do tráfico preso em clínica de estética no Rio de Janeiro fazendo harmonização facial

Criminoso do Terceiro Comando Puro foi localizado enquanto realizava procedimentos estéticos

Bolsonaro é acionado na PGR por fake news sobre acordo nuclear

PT denuncia ex-presidente por declarações sobre Brasil e China

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online