Brasília – A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou duramente a recente entrevista de Jair Bolsonaro ao New York Times. Ela acusou o ex-presidente de continuar tramando um golpe contra a democracia brasileira.
Gleisi reagiu às declarações de Bolsonaro, que sugeriu que Donald Trump, Elon Musk e Mark Zuckerberg poderiam ajudá-lo a evitar uma possível prisão. O ex-presidente mencionou uma “campanha global pela liberdade de expressão” como meio de defesa.
Apelo a poderes externos
A petista interpretou as falas de Bolsonaro como um apelo a poderes externos para interferir na justiça brasileira. Ela afirmou:”É este o sentido de seu apelo a Trump, Musk e Zuckerberg para que o livrem da cadeia, usando poderes externos, da presidência dos EUA e das big techs que manipulam as redes sociais, para mudar o curso da Justiça e da política em nosso país.”
Ameaça da extrema-direita global
Gleisi destacou que as declarações de Bolsonaro expõem a “ameaça sem fronteiras que a extrema-direita global representa nos dias de hoje”. Além disso, ela apontou o “desespero” do ex-presidente em negar sua culpa na suposta trama golpista.
Soberania da Justiça brasileira
A presidente do PT enfatizou que Bolsonaro deve prestar contas à Justiça brasileira, não ao New York Times. Ela declarou:”Felizmente não é para o New York Times que Bolsonaro precisa se explicar, mas para a Justiça brasileira, que é soberana e não se guia pelos algoritmos, mas pela Constituição e o Código Penal.”
Alegações de perseguição
Na entrevista ao jornal americano, Bolsonaro afirmou estar sendo “vigiado o tempo todo” e se disse perseguido pelo “sistema”. Ele também expressou esperança de que o governo Trump “influencie o Brasil”.
Entenda o caso: Bolsonaro e a entrevista polêmica ao NYT
- Jair Bolsonaro concedeu entrevista ao New York Times
- Principais pontos da entrevista:
- Sugeriu que Trump, Musk e Zuckerberg poderiam ajudá-lo a evitar prisão
- Mencionou uma “campanha global pela liberdade de expressão”
- Afirmou estar sendo “vigiado o tempo todo”
- Disse ser perseguido pelo “sistema”
- Expressou esperança na influência do governo Trump sobre o Brasil
- Gleisi Hoffmann, presidente do PT, criticou duramente as declarações
- Acusou Bolsonaro de continuar tramando golpe contra a democracia
- Destacou a ameaça da extrema-direita global
- Enfatizou que Bolsonaro deve prestar contas à Justiça brasileira