Crise Climática

Governo Lula avalia retorno do horário de verão devido à seca

Ministério de Minas e Energia considera medida para enfrentar racionamento

O presidente Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foto: Tauan Alencar/MME
O presidente Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foto: Tauan Alencar/MME

Brasília – O governo Lula estuda a possibilidade de retomar o horário de verão como estratégia para lidar com a seca que afeta diversas regiões do país. O Ministério de Minas e Energia avalia que a mudança nos relógios poderia ajudar a evitar o racionamento de água, além de diminuir o consumo de energia no fim da tarde.


Resumo da Notícia

  • Governo Lula considera reintroduzir o horário de verão para combater os efeitos da seca no Brasil.
  • Ministério de Minas e Energia avalia que a medida poderia reduzir o risco de racionamento de água e energia.
  • O horário de verão foi extinto em 2019, mas volta a ser cogitado devido à crise hídrica.
  • O ministro Alexandre Silveira afirma que a medida também pode impulsionar setores como turismo, bares e restaurantes.

Possível retorno do horário de verão

Hello Bet
Hello Bet

O Ministério de Minas e Energia está analisando a retomada do horário de verão como uma forma de mitigar os efeitos da seca. A prática, que foi extinta em 2019, está sendo reconsiderada como uma maneira de reduzir o consumo de energia durante o final da tarde, momento de maior demanda no sistema elétrico.

O ministro Alexandre Silveira destacou que, além de benefícios energéticos, a mudança no horário também pode impulsionar setores como o turismo, bares e restaurantes, que se beneficiam do aumento de luz natural no fim do dia.


LEIA TAMBÉM

Impactos da seca e medidas do governo

O Brasil enfrenta uma grave crise hídrica, especialmente em regiões como o Amazonas, onde a seca tem sido severa. A volta do horário de verão está entre as opções estudadas pelo governo para tentar evitar racionamento de água. Além disso, o governo já ampliou o uso de usinas termelétricas a gás para suprir o aumento do consumo e da bandeira tarifária de energia elétrica.


Perguntas Frequentes sobre o Retorno do Horário de Verão

Por que o governo está avaliando o retorno do horário de verão?

A medida está sendo analisada como uma forma de reduzir o consumo de energia e enfrentar os efeitos da seca, que podem levar a um racionamento de água e energia.

O horário de verão pode ajudar a economia?

Segundo o ministro Alexandre Silveira, além dos benefícios energéticos, a mudança no horário pode impulsionar setores como o turismo, bares e restaurantes.

Por que o horário de verão foi extinto?

Em 2019, o governo de Jair Bolsonaro extinguiu o horário de verão alegando que a economia gerada era baixa e que poderia afetar a saúde da população.

Quando o horário de verão pode voltar?

Ainda não há uma data confirmada para o retorno do horário de verão, pois o governo está em fase de análise da viabilidade da medida.