Genebra – Em discurso nesta quinta-feira (13) na Suíça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que as democracias estão sob ameaça e enfatizou a importância de preservar o sistema contra políticos que “se sustentam na construção de mentiras”. Lula chegou a Genebra às 6h24, horário europeu.
O que você precisa saber
- Preocupação com a Democracia: Lula destacou que as democracias estão em risco devido ao avanço da extrema direita e crises políticas na Europa.
- Crítica ao Populismo: O presidente criticou populistas por atacarem instituições e basearem suas políticas em mentiras.
- Defesa das Instituições: Lula pediu que defensores da democracia lutem para que ela prevaleça globalmente.
Democracia sob Ameaça
Alerta sobre Populismo
Em um evento em Genebra, Lula expressou preocupação com a ascensão da extrema direita e os ataques populistas às instituições democráticas. “Temos um problema de risco da democracia tal como nós a conhecemos,” afirmou.
Crítica aos Negacionistas
Lula criticou duramente os negacionistas, dizendo que eles negam as instituições e vivem na base de mentiras. “A desgraça da primeira mentira é ter que passar o resto da vida mentindo para justificá-la,” disse o presidente.
LEIA TAMBÉM
- A Crise não é só climática! É política também! – por Mônica Benício
- J19: Fome, negacionismo e mentiras: cidadãos contaminados por que vão às ruas neste sábado
- Lula critica negacionistas que espalham Fake News sobre o RS
- Desinformação climática: do negacionismo a fatalismo e greenwashing
- Silvio Almeida confronta e detona Nikolas Ferreira e Kim Kataguiri
Chamado à Ação
Lula ressaltou a necessidade de que aqueles que respeitam a democracia lutem para sua preservação em todas as partes do mundo. “As pessoas que têm sentido e respeito pela democracia têm de brigar para que a democracia prevaleça, na Europa, na América do Sul, na Ásia,” enfatizou.