Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a redução histórica na taxa de desemprego no Brasil, que caiu para 6,4% em setembro de 2024, menor índice em mais de uma década.
Em uma postagem no X (antigo Twitter), Lula destacou: “Desemprego em 6,4%, o menor índice desde 2013. Foram 247 mil novos empregos gerados em setembro, aumento de 21% em relação ao ano passado. Com trabalho e diálogo, estamos construindo juntos um país melhor.”
Segundo o IBGE, a queda foi impulsionada pelos setores de indústria e comércio, que abriram mais de 700 mil vagas no último trimestre. Com isso, o total de brasileiros desocupados reduziu para 7 milhões, menor número desde 2015. Comparando com o trimestre anterior, houve uma queda de 7,2% nos desocupados, e, no ano, a redução acumulada foi de 15,8%.
Desemprego em 6,4%, o menor índice desde 2013. Em setembro de 2024, foram gerados 247 mil novos empregos, um aumento de 21% em relação ao ano passado. Com trabalho e diálogo, estamos construindo juntos um país melhor, com mais oportunidades. pic.twitter.com/G8oWyzUe2X
— Lula (@LulaOficial) October 31, 2024
Crescimento de Empregos Formais
Quantas vagas foram criadas este ano?
Até setembro, o Ministério do Trabalho e Emprego registrou a criação de 247.818 novas vagas em setembro, superando agosto em mais de 15 mil empregos. No total de 2024, o saldo de empregos alcançou 1,98 milhão de novos postos formais, levando o número total de vagas no país a 47,49 milhões, recorde na série histórica de empregos formais no Brasil.
Comparação com o Ano Anterior
Houve aumento em relação a 2023?
Sim, o crescimento anual do emprego formal foi significativo, com 1,83 milhão de novas vagas entre outubro de 2023 e setembro de 2024, superando em 28,6% o período anterior, refletindo o aquecimento dos setores de comércio e indústria.
LEIA TAMBÉM
- Rio de Janeiro é a segunda capital do país que mais cria empregos formais
- Crise fiscal agrava desemprego no Rio de Janeiro
- Minas Gerais tem a menor taxa de desemprego no Sudeste
- 61,1% das mulheres pretas perderam seus empregos no último ano, mostra pesquisa
- Desemprego de mulheres negras é 2 vezes maior que a de homens brancos
Perguntas Frequentes sobre o Recorde de Emprego e Desemprego no Brasil
Por que a taxa de desemprego atingiu um recorde de baixa?
A redução foi impulsionada pelo crescimento nos setores de indústria e comércio, que lideraram a criação de novas vagas.
Quantos empregos foram gerados em setembro de 2024?
Em setembro, foram criadas 247 mil novas vagas formais, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Quais setores mais contribuíram para a queda no desemprego?
Indústria e comércio foram os setores que mais abriram vagas no trimestre, somando mais de 700 mil novos empregos.
O total de vagas formais no Brasil é um recorde histórico?
Sim, o Brasil atingiu o recorde de 47,49 milhões de vagas formais, maior índice já registrado.