Brasília – O presidente Lula declarou, nesta quarta-feira (19), que espera que Jair Bolsonaro e os outros 33 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento em uma organização criminosa que visava um golpe de Estado, sejam responsabilizados caso não provem sua inocência após o devido processo legal. Lula enfatizou que, se o juiz determinar a culpabilidade, eles deverão arcar com as consequências de seus atos.
Durante uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, o presidente Lula expressou sua expectativa de que a justiça seja feita em relação às denúncias contra Bolsonaro e os demais envolvidos.
Declarações de Lula Sobre o Caso Bolsonaro
O presidente Lula foi enfático ao afirmar que, se ao final do processo legal, Jair Bolsonaro e os outros 33 denunciados não conseguirem comprovar sua inocência, e se o juiz responsável pelo caso os considerar culpados, eles deverão ser responsabilizados por seus atos3.
Implicações das Declarações
As declarações de Lula ocorrem em um momento de intensa discussão sobre as investigações da PGR em relação aos atos golpistas de 8 de janeiro. Bolsonaro e seus aliados são acusados de formar uma organização criminosa que tinha como objetivo subverter a ordem democrática no país.