Lula recebe Sergey Lavrov para diálogo diplomático

Redacao
Por Redacao
2 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Presidente Lula recebe chanceler russo Sergey Lavrov - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o chanceler russo Sergey Lavrov no Palácio da Alvorada. O encontro, a pedido, girou em torno de temas bilaterais, discussões do G20 e questões globais, consolidando a relação diplomática entre Brasil e Rússia.

O que você precisa saber:

Diálogo Bilateral e G20: O chanceler Lavrov, presente no Brasil para a reunião do G20, discutiu com o presidente Lula assuntos da agenda bilateral e os debates ocorridos no G20. A organização da reunião de chanceleres no Rio de Janeiro foi elogiada, e Lavrov transmitiu apoio do presidente Putin à presidência brasileira do grupo.

Cúpula dos BRICS e Conselho de Segurança da ONU: Durante a reunião, Lavrov reforçou o convite para a Cúpula dos BRICS, em outubro, na Rússia, e expressou apoio ao pleito do Brasil para um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Lula agradeceu pelo apoio e confirmou presença na Cúpula dos BRICS.

Governança Global e Desafios Globais: O presidente Lula e o chanceler discutiram a importância de uma nova governança global, especialmente diante de desafios como inteligência artificial e mudanças climáticas. Lula destacou iniciativas brasileiras para combater o desmatamento e a necessidade de aprimorar o financiamento aos países em desenvolvimento.

Corrente de Comércio e Diversificação: No âmbito bilateral, Lula ressaltou o recorde histórico na corrente de comércio em 2023 e destacou a necessidade de diversificar a pauta comercial entre os dois países.

Posição Brasileira sobre Conflito na Ucrânia: O chanceler Lavrov expôs a posição russa sobre o conflito na Ucrânia, e Lula reiterou o compromisso do Brasil em colaborar com esforços em prol da paz, mantendo uma postura diplomática em relação aos acontecimentos internacionais.

Compartilhe esta notícia
Equipe
Seguir
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca