Lula vence Bolsonaro e é eleito presidente na eleição mais acirrada da historia do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)foi eleito presidente da eleição vencendo seu adversário e atual Chefe de Estado Jair Bolsonaro na Eleição mais acirrada da história do Brasil.

JR Vital
Por JR Vital
2 Min Read

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)foi eleito presidente da eleição vencendo seu adversário e atual Chefe de Estado Jair Bolsonaro na Eleição mais acirrada da história do Brasil.

Luiz Inácio Lula da Silva (nascido Luiz Inácio da Silva; Garanhuns, 27 de outubro de 1945), mais conhecido como Lula, é ex-presidente do Brasil, ex-sindicalista e ex-metalúrgico. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi o 35.º presidente do Brasil entre 1.º de janeiro de 2003 e 1.º de janeiro de 2011.

De origem humilde, migrou ainda criança de Pernambuco para São Paulo com sua família. Foi metalúrgico e sindicalista, época em que recebeu a alcunha “Lula”, forma hipocorística de “Luís”. Durante a ditadura militar, liderou grandes greves de operários no ABC Paulista e ajudou a fundar o PT em 1980, durante o processo de abertura política. Lula foi uma das principais lideranças do movimento Diretas Já, no período da redemocratização, quando iniciou sua carreira política. Elegeu-se em 1986 deputado federal pelo estado de São Paulo com votação recorde. Em 1989 concorreu pela primeira vez à presidência da República, perdendo no segundo turno para Fernando Collor de Mello. Foi candidato a presidente por outras duas vezes, em 1994 e em 1998, perdendo ambas as eleições no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso. Venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando José Serra no segundo turno. Na eleição de 2006, foi reeleito ao superar Geraldo Alckmin no segundo turno.

Lula derruba o discurso de ódio e visceral de Jair Bolsonaro, que foi acusado de usar a Polícia Rodoviária Federal neste domingo para tentar tumultuar as eleições e impedir a chegada de eleitores de Lula as urnas.

Apesar de ter tido votação expressiva e ter conseguido emparelhar a disputa no segundo turno, Bolsonaro não conseguiu superar a rejeição que criou durante todo o seu governo.

Compartilhe esta notícia