Brasília — O tenente-coronel Mauro Cid e mais quatro militares perderam a chance de promoção na mais recente rodada de ascensões do Exército Brasileiro, por conta de investigações em andamento sobre a trama golpista de 2022, que tentava impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Embora tenham sido preteridos, esses oficiais ainda terão outras duas chances de promoção, previstas para dezembro de 2024 e abril de 2025.
Resumo da Notícia
- Mauro Cid e outros quatro militares tiveram promoções barradas por investigações.
- O segundo ciclo de promoções do Exército não incluiu os investigados.
- Eles ainda poderão ser promovidos nas próximas rodadas, dependendo do andamento das investigações.
- As promoções foram suspensas por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Mauro Cid e outros militares não avançam em nova rodada de promoções
O tenente-coronel Mauro Cid, um dos ex-ajudantes de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, perdeu mais uma oportunidade de ser promovido a coronel. Ele, juntamente com outros quatro oficiais, foi excluído da lista de promoções do Exército devido ao envolvimento nas investigações da trama golpista de 2022. A investigação conduzida pela Polícia Federal está em andamento e visa apurar as tentativas de impedir a posse do presidente Lula.
LEIA TAMBÉM
Promoções suspensas
Além de Mauro Cid, os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima, Guilherme Marques de Almeida, Sergio Cavaliere e Ronald Ferreira também foram retirados da lista de promoções, conhecida como Quadro de Acesso, e estão suspensos de suas atividades no Exército. A decisão de suspendê-los foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com o aval do ministro Alexandre de Moraes, que autorizou medidas de busca e apreensão contra os oficiais.
Apesar de terem sido preteridos, esses militares ainda têm duas novas oportunidades de promoção, previstas para dezembro de 2024 e abril de 2025. Isso depende, contudo, do resultado das investigações e da possibilidade de serem indiciados pela Polícia Federal.
Perguntas Frequentes sobre as Promoções no Exército
Por que Mauro Cid foi barrado da promoção?
Ele está sob investigação pela Polícia Federal devido ao seu suposto envolvimento em uma trama golpista em 2022, o que o tornou inelegível para a promoção.
Ainda há chances de promoção para os militares investigados?
Sim, eles poderão ser promovidos nas próximas rodadas, previstas para dezembro de 2024 e abril de 2025, caso as investigações sejam concluídas sem indiciamento.
Qual a decisão do STF sobre os militares?
O STF, por meio do ministro Alexandre de Moraes, suspendeu as atividades dos oficiais e autorizou medidas cautelares, incluindo buscas e apreensões.
Quantos militares foram promovidos nesta rodada?
Nesta segunda rodada de promoções de 2024, 124 militares foram promovidos, representando 30% da turma.