Ah Brasil

Mayra Pinheiro, a 'Capitã Cloroquina', assume como deputada federal pelo Ceará

Deputada suplente toma posse após licença de André Fernandes, reforçando sua militância bolsonarista e suas críticas à OMS e à gestão da pandemia

Mayra ficou conhecida como “Capitã Cloroquina” por defender o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes no combate à Covid-19. Foto: Reprodução/Twitter
Mayra ficou conhecida como “Capitã Cloroquina” por defender o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes no combate à Covid-19. Foto: Reprodução/Twitter

Brasília – Em uma sessão discreta no Congresso Nacional, a médica Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, tomou posse nesta terça-feira, 17 de setembro, como deputada federal pelo PL do Ceará. A nova parlamentar se destacou durante o governo de Jair Bolsonaro por sua defesa de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19 e suas críticas à Organização Mundial da Saúde (OMS).


Hello Bet
Hello Bet

Resumo da Notícia

  • Mayra Pinheiro tomou posse como deputada federal pelo PL-CE.
  • Ela ficou conhecida durante a pandemia pela defesa da cloroquina e críticas à OMS.
  • Foi indiciada no relatório final da CPI da Covid por crimes de prevaricação e contra a humanidade.
  • André Fernandes se licenciou por 120 dias para disputar a Prefeitura de Fortaleza.

A posse de Mayra Pinheiro

Em uma sessão virtual e com pouca movimentação no Congresso, Mayra Pinheiro assumiu o cargo de deputada federal, ocupando a vaga deixada pelo deputado André Fernandes, que se licenciou para concorrer à Prefeitura de Fortaleza. Pinheiro, que já havia ficado como segunda suplente nas eleições de 2022 com 71 mil votos, retorna à cena política com forte apoio do eleitorado bolsonarista.


Histórico durante a pandemia

Durante a gestão de Bolsonaro, Mayra Pinheiro ganhou destaque ao atuar como secretária no Ministério da Saúde. Ficou marcada por suas defesas de medicamentos como a cloroquina, sem comprovação científica no combate à Covid-19, e suas frequentes críticas à OMS. Essas ações a colocaram sob os holofotes durante as discussões sobre a gestão da pandemia no Brasil.


LEIA TAMBÉM

Por conta de sua atuação, Pinheiro foi uma das indiciadas no relatório final da CPI da Covid, sob acusações graves, como prevaricação, epidemia com resultado morte e crime contra a humanidade.


Alinhamento com pautas bolsonaristas

Além de sua defesa de medicamentos sem eficácia, a agora deputada também tem se posicionado publicamente a favor de causas que mobilizam a base bolsonarista. Em seu discurso no ato de 7 de Setembro, Pinheiro defendeu a anistia para presos envolvidos nos atos golpistas após as eleições de 2022 e também tem atuado ativamente pela causa do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


Perguntas Frequentes sobre a posse de Mayra Pinheiro

Por que Mayra Pinheiro é chamada de ‘Capitã Cloroquina’?
Ela ganhou esse apelido durante a pandemia por sua defesa do uso da cloroquina, medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

Quais são as acusações contra Mayra Pinheiro?
Ela foi indiciada no relatório final da CPI da Covid por prevaricação, epidemia com resultado morte e crime contra a humanidade.

Quem é André Fernandes e por que ele se licenciou?
André Fernandes, também do PL-CE, licenciou-se da Câmara para disputar a Prefeitura de Fortaleza nas eleições municipais.

Quais causas Mayra Pinheiro apoia atualmente?
Ela tem defendido a anistia de presos envolvidos em atos golpistas e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.