MCTIC incentiva produção de equipamentos médicos e hospitalares contra Covid-19

Serão destinados R$ 5 milhões para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias

Publicado em

02/04/2020 16h53

Considerando a importância que os equipamentos e sistemas de proteção individual (EPI) e coletivos (EPC) têm para a segurança da equipe de profissionais da saúde e auxiliares na cadeia de atendimento médico hospitalar, O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ( MCTIC) vai lançar uma chamada pública para que soluções de mercado possam ser aceleradas ou aperfeiçoadas para enfrentamento ao coronavírus. Serão destinados R$ 5 milhões para este fim.

Podem se inscrever as empresas de todos os portes, incluindo startups e empresas de base tecnológica, da cadeia de valor de insumos médicos e hospitalares e cadeias correlatas ou de outras que detenham tecnologias aplicáveis nos equipamentos e sistemas citados, preferencialmente em parceria com centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento e universidades.

Segundo o ministro do MCTIC, Marcos Pontes, a ação pretende apoiar não somente novos produtos, mas também a agregação de novas funcionalidades e a adaptação e aplicação de tecnologias disponíveis em outras cadeias. Além disso, apoiará também o desenvolvimento de soluções que permitam aumentar a produtividade das empresas, onde há também um considerável número de novas tecnologias baseadas em nanotecnologia, materiais avançados e indústria 4.0 que se mostram promissoras para agregar valor, introduzir novos níveis de segurança e aumentar produtividade na cadeia de valor dos EPIs e EPCs.

Fonte: Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações