Alienação Social

Moraes critica big techs e acusa empresas de manipulação social

Ministro do STF afirma que plataformas querem influenciar soberania nacional

Redacao
Por Redacao - Equipe
2 Min de leitura

Brasília – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a criticar o poder das big techs, acusando as plataformas de tecnologia de tentarem impor sua influência sobre os países. “As big techs não são enviadas de Deus, não caíram do céu e querem dominar a soberania nacional”, afirmou. Ele também declarou que essas empresas “se aproveitam do ressentimento em certos segmentos sociais” para “doutrinar em massa” a população.

As declarações ocorrem em meio a uma disputa judicial entre Moraes e a Trump Media & Technology Group, do ex-presidente americano Donald Trump, e a plataforma de vídeos Rumble. As empresas entraram com uma ação na Justiça dos EUA, alegando que as decisões do ministro violam a soberania americana.

Bloqueio do Rumble e multas aplicadas

Na última sexta-feira (20), Moraes determinou a suspensão do Rumble no Brasil até que a empresa cumpra ordens judiciais e nomeie um representante legal no país, conforme exige a legislação brasileira. A plataforma, que recentemente processou o ministro nos EUA sob acusação de “censura ilegal”, é um dos principais alvos das medidas do magistrado.

Além disso, o ministro determinou o pagamento de multas pendentes e ordenou o bloqueio da conta do influenciador Allan dos Santos, além da suspensão da monetização de seu perfil.

Allan dos Santos segue nos EUA

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos teve sua prisão preventiva decretada em 2021 sob suspeita de envolvimento em crimes como organização criminosa, incitação ao crime e lavagem de dinheiro. Apesar do pedido de extradição feito pelo Brasil, ele continua nos Estados Unidos.

Compartilhe esta notícia