quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaMulher confronta Hugo Motta por fala sobre exilados políticos
Fora da Realidade

Mulher confronta Hugo Motta por fala sobre exilados políticos

Durante um evento promovido pelo Republicanos, em Brasília, a dona de casa e pedagoga Teresa Elvira Vale protestou contra o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O motivo foi uma declaração de Motta, na qual ele afirmou que o Brasil não tem exilados políticos nem perseguições por motivos partidários. A fala de Motta gerou o protesto de Teresa, que é mãe de um homem que foi preso após a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.

Ao final da fala de Motta, Teresa Vale se levantou e se dirigiu ao palco, onde questionou o deputado. Ela se identificou como mãe de um exilado político, relatando que seu filho havia ficado preso por sete meses, na Papuda, de forma injusta.

Protesto no Evento

O evento, voltado para a participação feminina na política, foi interrompido quando Teresa Vale subiu ao palco para protestar contra a afirmação de Hugo Motta sobre a inexistência de exilados políticos no país. Ela disse, em voz alta, que seu filho ficou preso de maneira injusta e teve de deixar o Brasil para evitar novas prisões. A segurança do evento a impediu de se aproximar mais de Motta, mas Teresa continuou a protestar enquanto se retirava do local.

Declaração à Imprensa

Após o confronto, Teresa Vale conversou com a imprensa, detalhando a prisão de seu filho, que teria sido envolvido na tentativa de golpe de janeiro de 2023. Ela não quis revelar o nome nem a localização onde ele se encontra atualmente, mas afirmou que ele está fora do Brasil para evitar novas prisões.

Ao ser questionado sobre o incidente, Hugo Motta não comentou o protesto. O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, tratou o protesto como um caso isolado e afirmou que a questão já está sendo tratada pela Justiça. Ele também abordou o tema do projeto de lei para a anistia aos presos do 8 de janeiro, dizendo que acredita haver uma maioria na Câmara e no próprio partido para aprovar a medida.

Defesa de Damares Alves

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que estava no palco com Hugo Motta e Marcos Pereira, fez uma defesa enfática dos dois após o protesto. Em sua fala, Damares exaltou o trabalho de Motta e Pereira, dizendo que os ataques a eles eram injustos, pois muitos desconheciam os esforços feitos nos últimos anos para garantir a democracia no Brasil. A senadora afirmou que as mulheres do partido confiam nos líderes do Republicanos e os aplaudiram em sinal de apoio.

Fala de Hugo Motta sobre Democracia

Na última quarta-feira (19), Hugo Motta havia participado de um evento em comemoração aos 40 anos de redemocratização do Brasil. Durante sua fala, o presidente da Câmara destacou que, nos últimos quarenta anos, o país não vivenciou mais os problemas do período anterior à democracia. Segundo ele, não houve censura de jornais, nem vozes silenciadas à força, nem perseguições políticas, e o Brasil não teve mais exilados políticos.

Entenda o caso

  • O que aconteceu: A dona de casa Teresa Elvira Vale protestou contra Hugo Motta durante evento do Republicanos, após o deputado afirmar que o Brasil não tem exilados políticos.
  • O motivo do protesto: Teresa Vale se identificou como mãe de um exilado político e protestou contra a fala de Motta.
  • Reação de Hugo Motta: O presidente da Câmara não respondeu ao protesto, mas o presidente do Republicanos tratou o caso como isolado.
  • Defesa de Damares Alves: A senadora Damares Alves defendeu os líderes do partido, destacando a importância do trabalho realizado por eles para garantir a democracia no Brasil.
Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias