Moro autoriza volta de brasileiros e entrada de sul-americanos que estavam em cruzeiro nos EUA

Como condições para entrada, foi proibido o embarque de suspeitos de infecção por coronavírus e a quarentena para todos os estrageiros

Publicado em

06/04/2020 12h43

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou a volta de 41 brasileiros e entrada de 58 cidadãos sul-americanos que estavam há mais de 30 dias confinados no cruzeiro “Celebrity Eclipse”, da empresa Royal Caribbean. A operadora do cruzeiro contratou um voo e eles desembarcam no Brasil na madrugada de sexta-feira (3).

Para que os passageiros pudessem voltar para casa, houve um grande empenho do Ministério das Relações Exteriores junto a autoridades americanas para que o navio pudesse aportar na cidade de San Diego (EUA), e os passageiros conseguissem seguir para o aeroporto da cidade. O navio partiu de Buenos Aires no dia 1º de março de 2020. Antes de desembarcarem em San Diego, os brasileiros foram submetidos a exames clínicos pelas autoridades sanitárias de San Diego. Além dos brasileiros, outros 58 sul-americanos da Bolívia, Peru, Equador, Chile e Uruguai embarcaram rumo ao Brasil. Desses países, apenas Chile e Uruguai não fecharam fronteiras para os seus nacionais.

Para a entrada dos estrangeiros no País, o ministro Sérgio Moro teve que estabelecer condições para abrir uma exceção na portaria que restringe temporariamente a entrada de estrangeiros. Além da proibição para o embarque de suspeitos de infecção por coronavírus, Moro exigiu a permanência (quarentena) de todos os estrangeiros em um mesmo hotel, sob supervisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até que os países autorizem a repatriação. As despesas serão todas pagas pela Royal Caribbean, operadora do cruzeiro.

Com informações do Ministério da Justiça