27.1 C
Los Angeles
sexta-feira, outubro 7, 2022

Feira Rio Antigo recebe Lavradio Musical e Literário

A tradicional Feira Rio Antigo, Patrimônio Imaterial Cultural do Estado do Rio, realizada todos os sábados, das 10h às 19h, na Rua do Lavradio

Hilton Copacabana terá programação especial em outubro

Com o letreiro na cor rosa, em alusão à campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o Hilton Rio de Janeiro Copacabana terá boas opções de gastronomia e entretenimento durante o mês de outubro. 

Michael Rodrigues e Daniella Rosas chegam as quartas de final do EDP Vissla Pro Ericeira

O brasileiro Michael Rodrigues e a peruana Daniella Rosas, já estão nas quartas de final do EDP Vissla Pro Ericeira em Portugal
InícioPolíticaReportagem em vídeo denuncia destruição da Floresta Amazônica pelo capital

Reportagem em vídeo denuncia destruição da Floresta Amazônica pelo capital

A organização ambiental anticapitalista Amigos da Terra Brasil visitou a região do Tapajós, no Pará, junto à Terra De Direitos e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Santarém e de Alenquer, para ouvir as histórias das resistências dos povos frente ao cerco imposto pelo capital à Amazônia. E o cenário que já era assustador piora no atual contexto de pandemia da covid-19: desmatadores, grileiros, garimpeiros e madeireiros ilegais não estão preocupados em fazer quarentena; pelo contrário, querem aproveitar a paralisia do governo para avançar ainda mais sobre os territórios.

::Desmatamento na Amazônia cresce 63,7% em abril: “Grileiro não faz home office”::

Como disse o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a pandemia é vista como oportunidade de “passar a boiada” e destruir a regulamentação ambiental no país. Vale acrescentar que, ao que indicam estudos, a expansão do agronegócio e a consequente devastação ambiental está por trás do avanço de diversas pandemias ao redor do mundo, o coronavírus entre elas.

Como fruto da ronda pelos territórios no Pará, a Amigos da Terra está publicando uma série quatro de vídeos, compondo um mini-documentário, e oito histórias de resistência na Amazônia, em texto e fotos, partes da reportagem “A história do cerco à Amazônia”. Os vídeos serão divulgados sempre aos domingos e as histórias nas terças-feiras, ao longo do mês de junho. A reportagem completa está disponível na página da Amigos Brasil.

::Ação humana contra o meio ambiente causou a pandemia do coronavírus, diz pesquisador::

O primeiro vídeo, intitulado “Grilagem de terras: como os territórios amazônicos vão sendo transformados em campos de cultivo”, foi publicado nesta segunda-feira (1), quando iniciou a Semana Mundial do Meio Ambiente. Mostra a engrenagem do capital que avança sobre a Amazônia, um modelo de desenvolvimento que coloca em cheque a floresta e seus rios, os povos e seus modos de vida. Em meio a isso, e ainda fortes, seguem povos em pé e em luta.

Assista:

* Com informações da Amigos da Terra Brasil

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira


Notícias recomendadas

Leia sobre outros assuntos:

Notícias mais lidas