Comissão mista fará contagem paralela de casos e óbitos relacionados à Covid-19

16/06/2020 – 21:45  

A comissão mista que acompanha a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à pandemia de Covid-19 aprovou, nesta terça-feira (16),  requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP) para a formação de uma subcomissão temporária, composta de quatro senadores e quatro deputados, com igual número de suplentes, para criar um sistema paralelo de contagem de casos da doença e consequentes óbitos e comparar com os dados oficiais divulgados pelo governo federal.

Agência Senado

Parlamentares votaram requerimentos nesta terça

Randolfe justifica a iniciativa devido aos atrasos na divulgação de dados epidemiológicos sobre a pandemia, em especial na gestão do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. “O ápice do problema foi o retardo para a divulgação, para as 22h, a mudança na totalização das mortes e a retirada do ar, no dia 5 de junho, dos dados acumulados desde o início da pandemia”, afirmou o senador no requerimento.

Segundo Randolfe, a mudança na prática adotada pelo Ministério da Saúde no que tange à divulgação dos dados referentes à pandemia  é “injustificável”, não havendo razão alguma para que a divulgação dos números seja tardia, principalmente num momento em há um aumento expressivo de óbitos por dia.

Para Randolfe, a retenção das informações atrasa a correta implantação de política pública sanitária de controle e prevenção da doença. “Por isso, é urgente que esta comissão mista crie, em caráter de urgência, um sistema paralelo de contagem de casos e óbitos causados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil. Com isso, poderemos comparar nossos dados com os oficiais divulgados pelo governo federal. Só assim, poderemos ter certeza da real situação da pandemia que assola nosso Brasil”, justificou.

Da Redação – GM

Com informações da Agência Senado