Festival Internacional de Comédia começa nesta quinta-feira (16) em formato online e gratuito

O “Bobo – Festival Internacional de Comédia” começa nesta quinta-feira (16) e vai até o dia 25 de setembro, apresentando uma programação nas plataformas e redes sociais de forma totalmente online e gratuita.

Com mostras temáticas, oficinas formativas, shows de abertura e de encerramento, o evento conta com atrações nacionais e internacionais. As atividades serão exibidas no canal do YouTube do Grupo Borogodó, idealizador do projeto.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

As atrações contam com vinte esquetes cômicas, que estão distribuídas em categorias de representatividade, produzidas por artistas mulheres, pretos, LGBTQIA+ e pessoa com deficiência. A ideia, segundo o Grupo Borogodó, é “virar o jogo” a favor dessas populações que sempre foram o alvo de piada. 

Os artistas têm origem em seis estados brasileiros, do nordeste até sul. Além disso, os comediantes que integram essas mostras estarão na disputa pelo Troféu Bobo, por meio do voto do público, que poderá também concorrer a uma estatueta exclusiva produzindo conteúdo para as redes sociais do festival.

Confira, ao final da matéria, a programação oficial. Mais informações no site do Grupo Borogodó.

Festival terá oficinas e formações

O Festival terá uma série de atividades formativas, com vagas limitadas, que acontecerão na plataforma Zoom e têm como público alvo pessoas a partir dos 16 anos interessadas por estudos e técnicas de comicidade.

Ministrada por Eveliana Marques Ekin, a oficina “Clown – o prazer de ser ridículo” faz o uso de exercícios de improvisação e dinâmicas de picadeiro que colocam os participantes em contato com seu palhaço interior. Já a oficina “Bufão – do charme ao chorume”, com Aline Marques, explora o grotesco dos corpos para fazer uso do deboche como recurso fundamental desses seres que se divertem porque criticam a realidade através da zombaria. As inscrições devem ser realizadas neste link.

Programação oficial

Segundo informa a organização do Festival, um dos destaques é o Palhaço Tomate. Vivido pelo argentino Victor Ávalos, o personagem traz ao festival sua figura irreverente, ora ingênua, ora mordaz, que dá forma a instrumentos, personagens e dispositivos para tratar de temas sociais comuns do cotidiano através do uso de balões, sua marca registrada em 25 países e mais de duas décadas de carreira.

Já a companhia Os Geraldos, de São Paulo, que encerra esta edição com “Números”, compartilha a tradição circense, reunindo variados artistas mambembes em performances excêntricas onde não gargalhar é impossível. 

16 de setembro / quinta-feira

Show de abertura: “Puro Tomate” Palhaço Tomate (ARG) – 19h

17 de setembro / sexta-feira

Mostra Afronight – 19h

18 de setembro / sábado

Mostra Stand up Comedy Show – 19h

20 de setembro / segunda-feira

Mostra Olha elaaa! – 19h

21 de setembro / terça-feira

Mostra Sua Cara – 19h

Oficina “Clown – O prazer de ser ridículo” – das 19h às 20h30

22 de setembro / quarta-feira

Mostra Show de Variedades – 19h

Oficina “Clown – O prazer de ser ridículo” – das 19h às 20h30

24 de setembro / sexta-feira

Oficina “Bufão – Do charme ao chorume – das 19h às 20h30

25 de setembro / sábado

Oficina “Bufão – Do charme ao chorume – das 10h às 11h30

Show de encerramento: “Números” – Os Geraldos (SP) – 17h

Entrega do Troféu Bobo – 20h

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira