Oposição diz que depois da queda de WhatsApp, Facebook e Instagram, "só falta Bolsonaro cair"

Parlamentares ironizaram governo, que teria ficado sem trabalho nesta segunda, sem as redes para espalhar fake news

A oposição aproveitou a pane da internet que provocou a queda das redes WhatsApp, Instagram e Facebook nesta segunda-feira (4) para ironizar o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e questionar se já não era de o presidente da república cair também. Alguns mencionaram o ministro da Economia, Paulo Guedes, por conta do escândalo do Pandora Papers.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) lembrou o fato de o WhatsApp ser um canal de veiculação de notícias falsas (fake news) pelo “Gabinete do Ódio” e mencionou o vereador Carlos Bolsonaro, apontado por investigações como um dos principais articuladores da proliferação de informações mentirosas. 

“O desgoverno Bolsonaro não aguenta tanto tempo sem o WhatsApp. Imagina como o Carluxo deve estar agora”, comentou Freixo no Twitter, rede social que não sofreu a pane e passou a ser usada por mais pessoas depois da pane mundial.

Logo em seguida, o filho de Bolsonaro convocou seus seguidores a entrarem no aplicativo de mensagens Telegram.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) postou um meme sobre a queda do WhatsApp e sobre “o que tinha que cair”, com uma foto de Bolsonaro. A parlamentar também citou o escândalo envolvendo o ministro da Economia. “Sabe o que impacta sua vida mais do que um dia sem WhatsApp e o Instagram? O Paulo Guedes e suas empresas em paraíso fiscal”.

Guilherme Boulos, do Psol de São Paulo, afirmou que com o WhatsApp fora do ar, “Carluxo e Jair Bolsonaro [ficaram] sem expediente”, em ironia direta à agenda do presidente, que costuma estar vazia durante muitas horas do dia e ao fato de membros do governo usarem com frequência as redes sociais para espalharem notícias falsas.

Já o senador Humberto Costa (PT-PE) aproveitou o fato que se tornou o assunto mais comentado do mundo nesta tarde para elogiar o ex-presidente Lula. “O que caiu: Facebook, WhatsApp, Instagram. O que não vai cair nunca: a força de Lula para mudar o Brasil e trabalhar pelo povo. Mas o que a gente queria que caísse, ainda não caiu… #ForaBolsonaro”