Deputado do Rio assume vice-presidência da Frente Digital para o Congresso

A Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital da Câmara dos Deputados empossou nesta quarta-feira (27) a 3ª mesa diretora do colegiado

A Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital da Câmara dos Deputados empossou nesta quarta-feira (27) a 3ª mesa diretora do colegiado. O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) entregou o comando à deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR). Já a vice-presidência para o Congresso ficou com o deputado federal Paulo Ganime (NOVO-RJ), co-autor das leis do Governo Digital e do Marco Legal das Startups.

Neste  momento, o Brasil é reconhecido como o sétimo país com a mais alta maturidade em governo digital, segundo o Banco Mundial, ficando à frente da Austrália, Noruega, Canadá e dos EUA. Com isso, a próxima pauta prioritária da Frente Digital será a aprovação do Marco Legal de Inteligência Artificial, aprovado na Câmara dos Deputados e que agora será discutido no Senado Federal. 

Durante a posse, Ganime foi agraciado com dois prêmios por sua atuação em defesa da transformação digital na Comissão de Viação e Transportes (CVT) e na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS). Uma curiosidade é que, mesmo sem ser membro da CDEICS, o deputado defendeu pautas relevantes como líder em parceria com Alexis Fonteyne, seu colega de bancada que participa da comissão e que também recebeu o prêmio.

 “Antes mesmo do mandato, eu já via a pauta da inovação como fundamental para o desenvolvimento do país. Visitando os municípios, tenho ainda mais certeza do potencial do setor para a geração de emprego e renda e da importância de impedir legislações que engessem seu crescimento. É com esse objetivo que atuo nas comissões e fico muito feliz em ver o trabalho reconhecido”, comentou o deputado.

Deputado federal Paulo Ganime, NOVO do Rio de Janeiro, assume vice-presidência da Frente Digital para o Congresso
Deputado federal Paulo Ganime, NOVO do Rio de Janeiro, assume vice-presidência da Frente Digital para o Congresso

A Frente Digital é um grupo suprapartidário que pretende assegurar o acesso à internet a um custo acessível, promover o desenvolvimento de habilidades digitais, fomentar o empreendedorismo e abordar a discriminação no mercado de trabalho. Uma das propostas da nova gestão é continuar buscando políticas de ampliação da competitividade, comprometida com o comércio digital aberto, e avançando em direção a um governo cada vez mais digital.

Na ocasião, houve a renovação do acordo de cooperação entre a Frente Digital e o Instituto Cidadania Digital. Participaram do evento os demais membros da Frente: a deputada Ângela Amin, vice-presidente para a Câmara; Rodrigo Coelho, coordenador geral; Vitor Lippi, coordenador geral; Felipe França, diretor executivo do Instituto Cidadania Digital; Fábio Coelho, presidente do Google Brasil; os deputados Alexis Fonteyne e Adriana Ventura; e Aline Bezerra, representando o deputado Israel Batista; e o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara.